10/04/2025 às 16:58
Os primeiros 100 dias da gestão do prefeito Thyalli Aristóteles no município de Vieirópolis foram marcados por muito trabalho, conquistas importantes e momentos de emoção. Com o empenho de toda a equipe administrativa, foi possível avançar significativamente em áreas essenciais como educação, saúde, assistência social, infraestrutura e cultura.
Na educação, a gestão investiu em melhoria da infraestrutura escolar e garantiu melhores condições de ensino para os alunos da rede municipal. No início do ano letivo, os estudantes receberam material didático completo, e a entrega de um ônibus escolar 0 km reforçou a frota de transporte estudantil. Além disso, a Escola Henrique Alves, na comunidade de Cachoeira de Baixa, foi reaberta após passar por reforma estrutural.
Todas as escolas e creches do município passaram a funcionar em tempo integral, proporcionando mais qualidade de ensino e melhorando a rotina das famílias. Foram sancionadas leis que fortalecem ainda mais o setor educacional, como:
. Lei 613/2025 – Cria bolsas universitárias;
. Lei 614/2025 – Institui gratificação de gestão escolar;
. Lei Complementar 53/2025 – Dispõe sobre o novo PCCR da Educação, incluindo o maior reajuste salarial da Paraíba: 7,57%.
Ainda no setor, foi implantado o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e distribuídos kits escolares completos aos alunos. A "Educ Folia" também marcou o calendário com integração entre educação e cultura.
Na saúde, a atenção básica foi fortalecida com a oferta de vacinação, atendimento de médicos especialistas nas comunidades, exames, cirurgias e serviços de Atendimento Fora de Domicílio (TFD).
Na cultura, a cidade realizou o primeiro Carnaval da Serra, movimentando a economia local e fortalecendo a identidade cultural.
Na assistência social, a Prefeitura ampliou o Projeto Delícias da Salete, com distribuição de refeições para a população em situação de vulnerabilidade, além de atenção especial aos grupos de idosos, gestantes e programas de convivência humanizada. Destaque também para o evento “Março com M de Mulher”, que homenageou e valorizou as mulheres vieiropolenses.
Na infraestrutura, foram realizadas obras de reforma, ampliação e iluminação pública com 100% de lâmpadas de LED na sede e no Distrito de Campo Alegre. Quatro creches foram reformadas (Umburana, Sede, Pião e Campo Alegre), assim como sete escolas nas comunidades de Cachoeira, Sede, Campo Alegre e São Diogo.
A área da saúde também contou com reformas nos PSFs das comunidades de Cachoeira, Umburana, Pompéia e Riacho. Foram ampliadas as perfurações de poços artesianos em locais estratégicos como Cachoeira, Umburana, Arara e Barro Vermelho, atendendo às necessidades do homem do campo.
O setor rural ainda recebeu o incentivo do corte de terra gratuito, estimulando a produção agrícola e valorizando os pequenos produtores.
A equipe de governo executou ainda drenagens na Rua do Motor, reformas de estradas vicinais, ações estruturantes no projeto “Delícias da Salete” e a construção de pequenos açudes com recursos próprios, beneficiando diretamente a zona rural do município.
Segundo o prefeito Thyalli Aristóteles, este é apenas parte do se tem planejado para Vieirópolis:
“Esse balanço dos 100 dias é o reflexo do nosso compromisso com o povo. Estamos apenas começando a olhar diferenciado a Serra Branca do Futuro.”
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera