Sousa/PB -
barragem

Técnicos do DNOCS trabalham para colocação das comportas no Engenheiro Ávidos em Cajazeiras

Em conversa com a Imprensa, Fátima Freitas, representante da Defesa Civil da cidade de Cajazeiras, disse que está sendo feito um trabalho no açude

Por Pereira Jr. • Articulista Polí­tico

17/04/2024 às 16:29

Imagem Técnicos do DNOCS colocando as comportas na Barragem do Engenheiro Ávidos

Técnicos do DNOCS colocando as comportas na Barragem do Engenheiro Ávidos ‧ Foto: divulgação

Tamanho da fonte

Após grande susto da população, especialmente do setor de irrigação do perímetro irrigado de São Gonçalo, e Várzeas de Sousa com grandes alagamentos em decorrência da soltura de água da Barragem de Engenheiro Ávidos em Cajazeiras, veio à notícia que alivia toda a preensão popular.

Técnicos dos DNOCS estão durante todo o dia desta quarta-feira (17), trabalhando para a colocação das comportas que faltavam na Barragem para que o risco do desabamento da barreira de contenção diminua.

Em conversa com a Imprensa, Fátima Freitas, representante da Defesa Civil da cidade de Cajazeiras, disse que está sendo feito um trabalho no açude Engenheiro Ávidos, uma ensecadeira, pois ele vai receber águas da transposição pelo Eixo Norte e, para isso, foi retirada a comporta do açude, é ela quem faz o controle do açude. “Houve esse medo, esse risco por causa da saída de água, a população ficou temerosa, mas está sob controle. Há uma equipe do DNOCS e da AESA, uma comissão gestora, a Cagepa, vários técnicos trabalhando para averiguarem a situação”, asseverou.

As obras de melhoramentos nas comportas do Engenheiro Ávidos foram autorizadas no dia 14 de agosto de 2020 pelo Ministério do Desenvolvimento Regional no valor de R$ 17 milhões, e faz parte do eixo da Transposição do Rio São Francisco. Deste esse período que o serviço apresenta morosidade.

Em 2024, com as fortes chuvas no Sertão da Paraíba, a Barragem do Boqueirão recebeu volume grande de água, o que causou perigo na parede de contenção para realização das obras das comportas. Caso desabasse, causaria inundações inconsequentes do percurso do leito do Rio do Piranhas.

Na noite de ontem (16), muitas famílias foram retiradas do local com ajuda do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, e Defesa Civil, temendo o desabamento da parede de contenção na Barragem do Engenheiro Ávidos.

Os técnicos do DNOCS chegaram abrir as comportas para aliviarem o peso da água sobre a parede, o que proporcionou um grande volume de água no Açude de São Gonçalo, conseqüentemente, alagamentos até mesmo no Distrito povoado, chegando ao entorno do Mutirão em Sousa.

A Obra dos serviços das comportas é de responsabilidade do DNOCS.

Pereira Júnior 

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal:Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.