Sousa/PB -
eleições 2024

Presidente do PT de Sousa reforça posicionamento, defende Aldeone na Vice com Helder, e rechaça Tyrone fazer alianças com Bolsonarista

Na manhã desta sexta-feira (19), a presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) de Sousa, Dra. Vera Vernaide, fez uma declaração

Por Pereira Jr. • Articulista Polí­tico

19/07/2024 às 14:01

Imagem Federação unificada em Sousa

Federação unificada em Sousa ‧ Foto: divulgação

Tamanho da Fonte

Com o início das convenções partidárias neste sábado (20), os bastidores da política municipal em Sousa, Sertão da Paraíba, começaram a se agitar. As negociações e acordos entre partidos, coligações e federações estão se intensificando à medida que se aproximam as definições para as eleições municipais.

Na manhã desta sexta-feira (19), a presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) de Sousa, Dra. Vera Vernaide, fez uma declaração que pode causar um verdadeiro terremoto nas alianças políticas locais. Em entrevista, Vera citou o “Manual para os Atos Preparatórios, Convenção Partidária e Registro de Candidaturas da Federação Brasil da Esperança”, que proíbe expressamente o registro ou apoio a candidaturas vinculadas ao projeto antidemocrático derrotado nas eleições gerais de 2022.

A declaração da presidente do PT Municipal veio à tona em meio às especulações de que o prefeito Fábio Tyrone (PSB) poderia anunciar o nome do médico Dr. Zé Célio (Republicanos) como candidato a vice-prefeito na chapa com Helder Carvalho (PSB). Essa articulação tem sido defendida pelo grupo situacionista.

Vera Vernaide assegurou ao Portal REPORTERPB que a Federação (PT/PCdoB e PV) tem um documento assinado indicando o nome do vereador Aldeone Abrantes como pré-candidato a vice-prefeito. "A resolução estabelece que as candidaturas devem estar alinhadas com o campo democrático e popular," afirmou Vera, destacando que o nome de Dr. Zé Célio não se enquadra nos princípios partidários por ser considerado um “bolsonarista”.

A presidente do PT destacou a incompatibilidade de Dr. Zé Célio com os valores da Federação Brasil da Esperança, lembrando que ele em 2022 fez campanha ao lado de integrantes do governo Bolsonaro. "É notório que o pré-candidato Zé Célio teve o direcionamento público do grupo bolsonarista, um grupo antidemocrático," quando pediu voto para o filho do ex-ministro da saúde, Marcelo Queiroga, sustentou.

Apesar da sua firme posição, Vera Vernaide esclareceu que não fala pela Federação, que atualmente é comandada pelo presidente do PCdoB, Jota Mendes. No entanto, ela ressaltou que o nome de Aldeone Abrantes é o pré-candidato a vice-prefeito na chapa com Helder Carvalho, conforme documento firmado pelos três partidos da Federação.

As declarações de Vera Vernaide colocam em risco a aliança entre PT e PSB em Sousa, especialmente se o prefeito Tyrone insistir na escolha de Dr. Zé Célio como vice. Essa situação pode provocar uma reviravolta no cenário político local, com implicações significativas para a campanha eleitoral.

"Prefeito de Sousa Fábio Tyrone é lulista, participou conosco das caminhadas 13, vestiu a camisa, defendeu o projeto, é progressista, assim também como o atual vice-prefeito Zenildo Oliveira, e também o pré-candidato a prefeito, Helder Carvalho. Por isso, aumenta nossa confiança de que naturalmente vá convergir para ser Aldeone Abrantes o vice na chapa com Helder Carvalho," sentenciou a presidente do PT Municipal de Sousa, Vera Vernaide.

Tenho Dito,

Pereira Júnior

Assista à entrevista completa aqui

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal:Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.