Sousa/PB -
campina grande

Efeito da Hesitação: Romero perde força eleitoral em Campina Grande

A recente sinalização de Romero Rodrigues de que não pretende mais disputar o Governo do Estado em 2026

Por Pereira Jr. • Articulista Polí­tico

06/09/2024 às 21:11

Imagem Deputado Federal, Romero Rodrigues

Deputado Federal, Romero Rodrigues ‧ Foto: divulgação

Tamanho da Fonte

A indefinição do deputado federal Romero Rodrigues (Podemos) em relação às eleições municipais de Campina Grande gerou um impacto negativo em sua imagem política e capacidade de liderança, conforme vem avaliado os analistas políticos da Paraíba. A hesitação prolongada de Romero, que outrora figurava como um nome forte capaz de vencer até mesmo no primeiro turno, culminou em um desgaste visível. A queda em sua popularidade é evidente, especialmente quando comparada à força política que o deputado demonstrava há pouco mais de um ano. Essa imagem anda atualmente ofuscada. 

A recente sinalização de Romero Rodrigues de que não pretende mais disputar o Governo do Estado em 2026, optando por focar em sua reeleição como deputado federal, reflete um realinhamento estratégico. Ele parece ter compreendido que seu capital eleitoral foi prejudicado pela falta de clareza nas decisões políticas, especialmente ao não se posicionar de maneira firme e antecipada no cenário local. Essa postura de incerteza, de permitir que especulações sobre uma possível candidatura prosperassem, acabou por desgastar sua imagem e frustrar eleitores que esperavam uma posição mais firme.

O caso de Romero Rodrigues também exemplifica um fenômeno comum na política: a indefinição e a hesitação podem ser interpretadas como fraqueza ou falta de liderança. Seu recuo em concorrer ao Governo do Estado contrasta com a tradição política de figuras como Ronaldo e Cássio Cunha Lima, que, após mandatos na prefeitura de Campina Grande, almejaram cargos mais altos no governo estadual. Sinônimos de liderança e coragem da cena politica estadual. 

A não adesão imediata ao projeto do prefeito Bruno Cunha Lima também colaborou para seu desgaste. Romero, ao manter suas opções em aberto até o último momento, gerou um clima de incerteza que, ao final, não contribuiu para o fortalecimento de sua base política. Em política, decisões tardias ou mal comunicadas podem ter um custo significativo, e Romero parece estar sentindo o peso dessa escolha. O Deputado Estadual, e Presidente da ALPB, Adriano Galdino em entrevista ao Portal REPORTERPB, classificou a posição de Romero como "novela mexicana, que minguem aguentava mais". 

Nestes Termos: Só sei que nada sei

Pereira Júnior 

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal:Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.