Sousa/PB -
sousa

Durante almoço, Vereador Novinho de Carlão fecha aliança para Deputado Estadual, e Federal em João Pessoa

A articulação não se restringe apenas ao apoio a Dinho

Por Pereira Jr. • Articulista Polí­tico

03/02/2025 às 21:53

Imagem Novinho de Carlão, e Dinho Dowsley

Novinho de Carlão, e Dinho Dowsley ‧ Foto: reporterpb

Tamanho da Fonte

O vereador sousense e ex-presidente do legislativo municipal, Novinho de Carlão (PDT), participou de um almoço político nesta segunda-feira (03) em João Pessoa com o presidente da Câmara de Vereadores da Capital, Dinho Dowsley (PSD). O encontro, que inicialmente parecia apenas um momento de confraternização, trouxe à mesa um ingrediente especial: a política e as costuras para as eleições estaduais de 2026.

Entre as tratativas, surgiu o acordo político para Novinho apoiar a candidatura de Dinho Dowsley para deputado estadual em Sousa, consolidando uma nova aliança política na Cidade Sorriso. Reeleito em 2024 com 1.413 votos (3,62%), ficando em 5º lugar na disputa para o legislativo municipal, Novinho acumula um feito histórico: comandar a Casa de Otacílio Gomes de Sá no segundo biênio de seu primeiro mandato, algo inédito na política local, além do respeito popular, e a construção de uma nova liderança.

A articulação não se restringe apenas ao apoio a Dinho. A conversa também incluiu um alinhamento para a reeleição de Mesinho Lucena (PP), filho do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, e de Lauremila Lucena, para deputado federal. Essa movimentação indica uma possível reconfiguração no agrupamento oposicionista sousense, que, até então, tinha como principais nomes o ex-prefeito André Gadelha (MDB) e Leonardo Gadelha (Podemos), ambos aliados de Gilberto Gomes Sarmento na disputa pela prefeitura em 2024.

A grande incógnita agora é saber se essa nova costura política será abraçada por outras lideranças oposicionistas em Sousa. Com a dobradinha formada entre Dinho para estadual e Mesinho para federal, restam perguntas cruciais: o ex-prefeito João Estrela, presidente do PDT municipal e aliado de Novinho, seguirá esse caminho? E Gilberto Gomes Sarmento, que disputou a prefeitura pela oposição, também embarcará nessa aliança?

Além das articulações eleitorais, Novinho de Carlão deve oficializar nesta terça-feira (04) seu pedido de licença por 121 dias, abrindo espaço para que o suplente do PDT, vereador Assis Estrela, assuma sua vaga na Câmara Municipal de Sousa em cumprimento um acordo partidário.

Com novas alianças sendo desenhado, o cenário político da “Terra dos Dinossauros” começa a ganhar novos contornos e protagonismos. Novos tempos, novas lideranças começam a marcar território no Vale dos Dinossauros.
Haverá desdobramento!

Tenho Dito,

Pereira Júnior - Analista, e comentarista politico, acadêmico em jornalismo, e editor do Portal REPORTERPB

 

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal:Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.