10/02/2025 às 14:35
Paço da Câmara Municipal de Sousa ‧ Foto: reprodução
Os partidos que compõem a base governista em Sousa — PSD, PSB, Solidariedade e a Federação Brasil da Esperança (formada por PT, PCdoB e PV) — participaram de uma audiência na Justiça Eleitoral na manhã desta segunda-feira (10). O processo investiga supostas fraudes na cota de gênero durante as últimas eleições municipais.
Onze vereadores eleitos por essas legendas estão respondendo às acusações apresentadas pelo Partido Liberal (PL), que alega irregularidades no cumprimento da obrigatoriedade legal de 30% de candidaturas femininas. Segundo o PL, algumas das candidatas teriam sido inscritas apenas para preencher a cota, sem a intenção real de concorrer.
A audiência foi conduzida de forma híbrida pelo juiz da 35ª Zona Eleitoral, Dr. José Normando Fernandes, com a presença do representante do Ministério Público Eleitoral. Testemunhas, incluindo vereadores eleitos e reeleitos, foram ouvidas e questionadas sobre os fatos narrados na peça inicial do processo.
Com o encerramento da audiência, o caso segue para análise judicial, aguardando a sentença em primeira instância que será proferida pelo juiz José Normando. A parte que sair derrotada na decisão inicial poderá recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), onde o mérito do caso será julgado.
Agora, resta aguardar o desfecho judicial para determinar se houve, de fato, fraude na cota de gênero durante as eleições municipais em Sousa.
Tenho Dito,
Pereira Júnior - Analista, e comentarista politico, acadêmico em jornalismo, e editor do Portal REPORTERPB
Para ler no celular, basta apontar a câmera