16/02/2025 às 12:21
Bolsonaro e Marcelo Queiroga ‧ Foto: divulgação
O cenário político paraibano pode estar prestes a ganhar novos contornos com a iminente posse de Marcelo Queiroga como presidente do Partido Liberal (PL) no estado. A decisão, confirmada pelo presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto, vem após a saída de Wellington Roberto, que liderava a legenda na Paraíba desde 2003. Segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a não renovação do mandato de Wellington representou uma significativa perda de espaço para a ala bolsonarista na sigla.
Em seu perfil no Instagram, Marcelo Queiroga, que esteve em Brasília, deixou transparecer os planos de uma nova direção para o PL na Paraíba: “Em Brasília reunido com o presidente Jair Bolsonaro para discutir as estratégias para 2026. A Paraíba terá palanque competitivo para apoiar o retorno do mito ao Palácio do Planalto.” Ainda que a confirmação oficial da nova liderança não tenha sido divulgada, fontes próximas apontam que os deputados Cabo Gilberto Silva e Walber Virgolino estão alinhados para consolidar a escolha, com Queiroga se destacando como o favorito.
Minha análise pessoal é de que essa mudança pode representar um divisor de águas para o PL na Paraíba rumo a 2026. A entrada de Queiroga, um ex-ministro com vasta experiência e rede de contatos em Brasília, pode reconfigurar as estratégias e ampliar a capacidade do partido de dialogar com diferentes segmentos do eleitorado estadual. Essa nova postura, que busca uma aproximação tanto com as lideranças tradicionais quanto com os novos atores políticos, promete redefinir a imagem do PL e possivelmente ampliar sua influência na região.
O movimento, que já mostrou sinais de articulação entre a política estadual e federal, tem o potencial de transformar o ambiente político paraibano, não só preparando terreno para as disputas municipais de 2024, mas também consolidando uma base mais sólida para a sucessão estadual em 2026. Se essa reestruturação for bem-sucedida, poderemos ver um partido mais unido e competitivo, capaz de enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que surgirem na próxima eleição.
São as peças do xadrez politico no estado se movimentando rumo as eleições estaduais de 2026. Aqui, as lideranças buscam pontos de equilibrio de sustentabilidade politica para consonlidarem êxitos almejados.
Tenho Dito,
Pereira Júnior - Analista, e comentarista politico, acadêmico em jornalismo, e editor do Portal REPORTERPB
Para ler no celular, basta apontar a câmera