Sousa/PB -
eleição 2026

Eleições 2026: Grupo de Oposição de Sousa avalia mudanças de apoio para Assembleia e Câmara Federal

A motivação dessa possível ruptura ainda não está clara, mas os indícios apontam para um cenário de reconfiguração dentro do bloco oposicionista

Por Pereira Jr. • Articulista Polí­tico

24/02/2025 às 20:45

Imagem Gilbertão e Andrezão durante campanha em 2024 para prefeito

Gilbertão e Andrezão durante campanha em 2024 para prefeito ‧ Foto: reprodução

Tamanho da Fonte

Nos bastidores da política sousense, cresce a especulação sobre possíveis mudanças no alinhamento das lideranças para as eleições de 2026. Um dos rumores mais comentados nos corredores políticos é a possibilidade de o médico Dr. Gilberto Gomes Sarmento, ex-candidato a prefeito, não apoiar André Gadelha para deputado estadual, apesar de ter sido seu companheiro de chapa na eleição municipal de 2024.

A motivação dessa possível ruptura ainda não está clara, mas os indícios apontam para um cenário de reconfiguração dentro do bloco oposicionista. Além da disputa por cadeiras na Assembleia Legislativa, há também incertezas quanto ao apoio para deputado federal.

Lideranças ligadas ao grupo situacionista avaliam que uma eventual divisão no grupo de oposição pode favorecer a reeleição do prefeito Helder Carvalho (PSB) em 2028. Com a máquina pública em mãos, o atual gestor deve ter grande influência na sucessão municipal, tornando a unidade das forças oposicionistas um fator decisivo para o futuro embate político.

Nos bastidores, Dr. Gilberto tem confidenciado a aliados que não sente mais "desejo ou vontade política" de manter a parceria com André Gadelha. Esse afastamento teria levado seus apoiadores a buscar novos nomes para apoiar na disputa estadual com foco na região.

Para a Câmara Federal, Dr. Gilberto já foi procurado pelo senador Efraim Filho, que busca apoio para a candidatura de seu irmão, o deputado estadual George Morais, ao cargo de deputado federal. Essa movimentação reforça as dúvidas sobre a tradicional dobradinha da oposição, que, historicamente, mantinha André Gadelha como candidato a estadual e Leonardo Gadelha como nome para federal.

Enquanto uma ala da oposição defende a manutenção da aliança formada em 2024, outra corrente avalia que o cenário pode mudar para 2026. No último final de semana, Leonardo Gadelha foi visto cumprindo agenda política ao lado de André, demonstrando que os dois seguem alinhados para o próximo pleito.

Além disso, André Gadelha pode enfrentar uma dissidência dentro da própria família. O advogado Lafayette Gadelha, filho do ex-prefeito Salomão Gadelha, tem revelado a aliados que pretende disputar uma vaga na Assembleia Legislativa, contando com o apoio de seu tio, o empresário Dalton Gadelha. Esse novo cenário adiciona mais um elemento de incerteza ao jogo político sousense.

As movimentações continuam em curso, mas o que já se percebe é que as definições para 2026 podem redesenhar completamente o mapa político de Sousa.

Só sei que nada sei

Tenho Dito

Pereira Júnior - Analista, e comentarista politico, acadêmico em jornalismo, e editor do Portal REPORTERPB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal:Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.