Sousa/PB -
Pesquisa

Cícero dispara na Capital e agita bastidores da federação PP/União Brasil

Por sua vez, o senador Efraim Filho não costuma assistir aos movimentos políticos de camarote

Por Pereira Jr. • Articulista Polí­tico

07/04/2025 às 15:15

Imagem Prefeito, Cicero Lucena

Prefeito, Cicero Lucena ‧ Foto: Divulgacão

Tamanho da Fonte

Uma pesquisa estimulada de opinião pública divulgada nesta segunda-feira (07) pelo Instituto ANOVA, com o objetivo de aferir a intenção de voto do eleitorado de João Pessoa para o Governo do Estado, aponta o prefeito da Capital, Cícero Lucena (PP), com 21,1% das intenções de voto. Em segundo lugar aparece o ex-deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), com 14,1%, seguido pelo senador Efraim Filho (União Brasil), com 7,5%.

Os números surgem em meio a um caldeirão político fervente envolvendo a disputa interna pela liderança na federação PP/UB. Ambos os partidos articulam candidaturas próprias ao Palácio da Redenção nas eleições de 2026.

O resultado da pesquisa, sem dúvida, representa um baque para o projeto do senador Efraim Filho, que até então vinha sendo apontado como o nome das oposições na disputa ao Governo. A liderança de Cícero Lucena no maior colégio eleitoral do estado reforça os argumentos de líderes do PP, como o deputado federal Aguinaldo Ribeiro, de que o partido reúne mais força e densidade eleitoral para conduzir o projeto da federação.

Cícero, que recentemente tem sido lembrado pela imprensa como possível candidato ao Governo do Estado, comentou em tom moderado:

“O momento certo para discutir isso vai chegar. Será um privilégio para aquele que for escolhido, seja pela base do governador ou pela população, para dar continuidade ao ‘projeto’. Existem outros candidatos e, no momento adequado, vamos identificar o melhor nome para cumprir essa missão.”

O resultado da pesquisa pode ser interpretado como um primeiro sinal de que o eleitor pessoense já entende Cícero como um nome viável para suceder João Azevêdo.

Por sua vez, o senador Efraim Filho não costuma assistir aos movimentos políticos de camarote. Deve, nos próximos dias, intensificar articulações para consolidar sua liderança dentro da federação União Brasil/Progressistas, buscando manter-se como principal nome das oposições.

A pesquisa também testou outros nomes da cena política estadual:

- Cícero Lucena (PP): 21,1%
- Pedro Cunha Lima (PSDB): 14,1%
- Efraim Filho (União Brasil): 7,5%
- Hugo Motta (Republicanos): 6,5%
- Adriano Galdino (Republicanos): 5,9%
- Lucas Ribeiro (PSB): 5,0%
- Marcelo Queiroga (PL): 3,9%
- Deusdete Queiroga (sem partido): 0,4%
- Indecisos: 27,0%
- Branco/Nulo: 8,6%

Outro dado que chama atenção é o desempenho do deputado federal Hugo Motta, que aparece com 6,5%, menos de um ponto atrás de Efraim Filho, mesmo sem ter lançado oficialmente sua pré-candidatura. A movimentação recente de bastidores, como o almoço reservado entre o governador João Azevêdo, Hugo Motta e Aguinaldo Ribeiro, pode ganhar novas interpretações à luz desses números.

Tenho dito.


— Pereira Júnior

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal:Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.