08/04/2025 às 14:23
Ex-prefeito, Salvam Mendes ‧ Foto: Divulgacão
A cena política no município de Nazarezinho, no Sertão da Paraíba, ganhou novos contornos nesta terça-feira (08) com a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que reverteu uma sentença condenatória contra o ex-prefeito Salvam Mendes, até então considerado inelegível por oito anos.
A ação teve início com uma denúncia do Ministério Público da Paraíba (MPPB), relacionada ao descumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado pelo então gestor para a implementação da cobrança do IPTU Legal no município.
Após ser condenado em primeira instância por improbidade administrativa, Salvam Mendes recorreu. O caso subiu ao Tribunal de Justiça da Paraíba (TJ/PB), onde a Procuradoria alterou seu posicionamento. Esse novo entendimento influenciou diretamente no desfecho da ação, resultando na reversão da condenação. Com a decisão do STJ, o processo deverá ser arquivado definitivamente.
Com isso, Salvam Mendes recupera seus direitos políticos e já é apontado como um possível nome para disputar novamente a Prefeitura de Nazarezinho em 2028.
A notícia movimentou os bastidores da política local. Aliados do ex-prefeito celebraram a decisão judicial como uma “vitória da justiça”. Por outro lado, integrantes da oposição usaram as redes sociais para criticar a reviravolta, reacendendo o debate político no município.
Tenho Dito,
Pereira Júnior
Para ler no celular, basta apontar a câmera