13/12/2022 às 16:36
Mais um passo para o conhecimento da Internet no Brasil. O Museu de Astronomia e Ciências Afins, o MAST, recebeu nesta segunda-feira (12) o primeiro fundo arquivístico de um pesquisador voltado à história e ao desenvolvimento da rede mundial de computadores no país, Tadao Takahashi. O acervo vai ser organizado e depois disponibilizado para pesquisadores.
Marcio Rangel, diretor do Museu de Astronomia e Ciências Afins, explica que a chegada do acervo inicia uma nova fase do MAST e que isso "inaugura uma nova linha de pesquisa, uma nova área temática dentro de toda a documentação que nós possuíamos aqui", explica. Segundo ele, "é a primeira vez que nós temos uma documentação relativa ao desenvolvimento e a estruturação da rede acadêmica de pesquisa no Brasil, da Internet no Brasil.”
Entre os destaques da trajetória de Takahashi está a fundação da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, em 1989, com objetivo de construir uma infraestrutura nacional de rede de internet no âmbito acadêmico e a atuação internacional na formulação de políticas públicas voltadas para a tecnologia da informação e comunicação, como no “Núcleo de Estudos sobre o Futuro da Unesco”, do qual foi coordenador. Em 2017, Takahashi foi eleito para o Hall da Fama da Internet.
Cultura Rio de Janeiro 13/12/2022 - 16:29 Sheily Noleto / Guilherme Strozi Carolina Pessoa - Repórter da Rádio Nacional Internet museu terça-feira, 13 Dezembro, 2022 - 16:29 113:00Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera