Sousa/PB -

Extras

PF e AGU assinam acordo com Centro de Enfrentamento à Desinformação

Rádio Agência

03/04/2024 às 12:38

Tamanho da fonte

O combate a desinformação ganhou reforço. O Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia, conhecido como a sigla CIEEDE, tem novos parceiros a partir desta quarta-feira (3): a Polícia Federal e a Advocacia-Geral da União.  Funcionando desde março, o Centro está interligado, 24 horas por dia, com os 27 Tribunais Regionais Eleitorais.

Segundo o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes, a Polícia Federal vai ser responsável por apurar manipulações de informações.  

Já a Advocacia-Gral da União será responsável por fazer cumprir as determinações e resoluções do TSE quando isso não for feito de forma imediata.

O Centro une esforços também com o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil; o Ministério da Justiça e Segurança Pública; e a Anatel, além de entidades privadas, em especial plataformas de redes sociais e serviços de mensagens instantâneas.

Estiveram presentes na assinatura dos acordos de cooperação técnica, em Brasília, além do diretor geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, o Advogado-Geral da União, Jorge Messias e o ministro da Justiça, Ricardo Lewandovski.

O Centro de Integração vai realizar ainda cursos e estudos para a promoção, entre outros, de educação em cidadania, direitos digitais e combate à desinformação eleitoral. Vai organizar também campanhas publicitárias educativas contra a desinformação, discursos de ódio e antidemocráticos, e em defesa da Democracia e da Justiça Eleitoral.

Em outubro os brasileiros irão às urnas nas eleições municipais para eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.


 

Justiça Brasília 03/04/2024 - 12:38 Rádio Nacional - Marizete Cardoso Ana Lúcia Caldas - repórter da Rádio Nacional Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia CIEEDE ACU PF quarta-feira, 3 Abril, 2024 - 12:38 2:48

Continue lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera