Sousa/PB -

Extras

Povo Guató cobra espaço nas discussões sobre o Estatuto do Pantanal

Rádio Agência

17/04/2024 às 17:28

Tamanho da fonte

O povo indígena Guató cobra mais espaço nas discussões do projeto de lei do Estatuto do Pantanal, que pretende regular a conservação e a exploração sustentável do bioma.

Numa audiência pública no Senado Federal, nessa terça-feira (16), o povo foi ouvido pela primeira vez, pela voz do cacique Carlos Henrique, da aldeia Aterradinho.

“Eu espero que neste Estatuto do Pantanal venha ter um olhar mais direto à população pantaneira, que são os indígenas que moram aqui, os ribeirinhos... porque a dificuldade aqui é muito grande. Muito grande mesmo, de subsistência”.

Em nota, caciques Guatós afirmam que os antepassados começaram a viver no Pantanal, que eles chamam de Guadakan, há oito mil anos.

Sobre o Estatuto do Pantanal, os Guatós pedem, entre outras coisas, estudos antropológicos oficiais para regularização fundiária e inclusão de princípios da filosofia indígena nas políticas públicas.

O senador Wellington Fagundes, do PL de Mato Grosso, autor do projeto, defende a necessidade de uma lei voltada para o Pantanal, para combater crimes ambientais e reforçar a preservação.

Já especialistas e debatedores pediram que o texto do relator, senador Jayme Campos, do União de Mato Grosso, seja melhorado para atender as características específicas do Pantanal.

Direitos Humanos Brasília 17/04/2024 - 17:28 Daniella Longuinho / Fran de Paula Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional estatuto do pantanal Povo Guató Indígenas quarta-feira, 17 Abril, 2024 - 17:28 91:00

Continue lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera