27/11/2024 às 14:30
Na madrugada desta quarta-feira (27), o décimo terceiro voo da Força Aérea Brasileira (FAB) aterrissou na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, trazendo 150 brasileiros e um animal de estimação repatriados do Líbano. A operação faz parte da "Operação Raízes do Cedro", coordenada pelo governo federal desde o agravamento do conflito no Oriente Médio.
Utilizando a aeronave KC-30, a ação é fruto da articulação entre a FAB e o Itamaraty, que têm trabalhado intensamente para garantir o retorno seguro dos brasileiros. O Líbano abriga uma comunidade de aproximadamente 20 mil brasileiros, muitos dos quais buscaram repatriação após o início dos bombardeios israelenses no país, reflexo das tensões desencadeadas pela ofensiva militar na Faixa de Gaza.
Cessar-fogo no Líbano
Coincidindo com o pouso do voo, entrou em vigor um acordo de cessar-fogo mediado por Estados Unidos e França entre Israel e o grupo xiita Hezbollah. O pacto estabelece a retirada das tropas israelenses do Líbano em até 60 dias, enquanto o Hezbollah deve reposicionar-se ao norte do Rio Litani.
O acordo prevê ainda o patrulhamento de áreas estratégicas pelo exército libanês, que deverá deslocar 5 mil soldados ao sul do país, e pela Força Interina das Nações Unidas no Líbano (Unifil). A medida busca estabilizar a região após semanas de intensos confrontos.
A repatriação é um alívio para as famílias dos resgatados e uma demonstração do empenho do governo brasileiro em proteger seus cidadãos em cenários de crise internacional. Enquanto isso, o cessar-fogo oferece uma esperança de trégua em uma região marcada por décadas de instabilidade.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera