Sousa/PB -
RESOLUÇÃO 41/1995

Projeto de Jutay garante acesso à informação dos direitos de crianças e adolescentes hospitalizados

A matéria é de autoria do deputado estadual Jutay Meneses (Republicanos).

Da Redação Repórter PB

26/07/2024 às 08:10

Imagem Deputado estadual, Jutay Meneses (Republicanos)

Deputado estadual, Jutay Meneses (Republicanos) ‧ Foto: Divulgação

Tamanho da Fonte

O projeto de lei nº 2.540/2024 está em tramitação na Assembleia Legislativa da Paraíba e garante a disponibilização em unidades de saúde da Resolução 41/1995 que trata sobre os direitos da criança e do adolescente hospitalizado. A matéria é de autoria do deputado estadual Jutay Meneses (Republicanos).

A Resolução 41/1995 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) estabelece diretrizes essenciais para assegurar que crianças e adolescentes em situação de internação recebam cuidados apropriados e possam se desenvolver de maneira saudável e protegida. De acordo com o projeto, as unidades públicas de saúde que oferecem atendimento pediátrico na Paraíba deverão disponibilizar em local de fácil acesso esta norma.

“O principal caminho para o fortalecimento da cidadania é a informação. Entendo ser da maior importância que pais ou responsáveis tenham total conhecimento acerca dos direitos garantidos àqueles que estão internados em unidades hospitalares. Desta forma, disponibilizar uma cópia da Resolução nº 41/1995 garantirá o conhecimento por parte daqueles que estão acompanhando uma criança ou adolescente durante o período de internação hospitalar", declarou o deputado.

Dentre os direitos da criança e do adolescente internado estão: o direito à dignidade e ao respeito; não sentir dor, quando existam meios para evitá-la; ser acompanhado por seu responsável durante o período de internação; não ser separado de sua mãe ao nascer e a receber aleitamento materno sem restrições; proteção contra qualquer forma de discriminação, negligência ou maus tratos e o respeito a sua integridade física, psíquica e moral. Esses direitos visam assegurar um ambiente seguro, propício ao desenvolvimento integral e à proteção dos interesses das crianças e adolescentes em situações de internação.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

// [Documentação] https://vlibras.gov.br/doc/widget/installation/webpageintegration.html