Sousa/PB -
Evento

Paraíba celebra o Dia da Consciência Negra com iniciativas pela igualdade racial e enfrentamento ao racismo

A adesão reforça o compromisso do estado em promover políticas públicas voltadas para a inclusão e proteção dos jovens negros.

Da Redação Repórter PB

18/11/2024 às 10:30

Ads 970x250
Imagem Dia da Consciência Negra, em João Pessoa

Dia da Consciência Negra, em João Pessoa ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh), promove, nesta terça-feira (19), uma programação especial alusiva ao Dia da Consciência Negra, celebrado dia 20 de novembro. O evento acontece no auditório da PBPrev, no Bairro dos Estados, em João Pessoa, às 9h, e vai contar com uma série de ações que reforçam o compromisso com a promoção da igualdade racial e o combate ao racismo.

As atividades marcam a assinatura da cessão de uso do Casarão dos Azulejos, importante imóvel histórico da capital, pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) para a Semdh, que transformará o espaço no Museu da Diáspora Negra, das Etnias e das Comunidades Tradicionais da Paraíba. Esse novo museu será dedicado à valorização e preservação das culturas afro-brasileira e indígena, funcionando como um ponto de memória, educação e identidade para a comunidade.

Além disso, a Semdh e a Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) vão assinar um Protocolo de Intenção com o objetivo de aderir ao Plano Juventude Negra Viva. Essa iniciativa visa reduzir as vulnerabilidades enfrentadas pela juventude negra brasileira, combatendo a violência letal e o racismo estrutural. A adesão reforça o compromisso do estado em promover políticas públicas voltadas para a inclusão e proteção dos jovens negros.

No mesmo dia, também ocorrerá a assinatura de um Protocolo de Colaboração entre a Semdh e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior para o desenvolvimento de pesquisas voltadas para a preservação da memória e direitos humanos da população negra e comunidades tradicionais. Esse protocolo, em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), estimulará estudos nas áreas de História, Arquitetura, Museologia e outras disciplinas que promovam a valorização e visibilidade dessas comunidades.

Outro momento será a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica entre a Semdh com a Secretaria de Estado da Educação, buscando unir esforços para a implementação de políticas de igualdade racial no ambiente educacional. A parceria será fundamental para fortalecer a educação voltada para as relações étnico-raciais, contribuindo para a formação de uma sociedade mais justa e consciente sobre a diversidade racial.

Para encerrar as comemorações, a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), em parceria com a Semdh, promove o Festival Pretitudes, evento que celebra o “Novembro Negro” com atividades artísticas gratuitas até o dia 27 de novembro.

O festival destaca a produção cultural de artistas negros paraibanos, buscando enfrentar as desigualdades raciais e fortalecer as redes de troca entre os artistas. Este ano, o investimento foi de R$ 150 mil e foram selecionadas 31 propostas artísticas, abrangendo áreas como Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música e Teatro, além de oficinas formativas em Escolas Cidadãs Integrais de João Pessoa.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.