Sousa/PB -
Encerramento

Projeto Amar encerra primeira turma do curso de Atenção Integral às Doenças Prevalentes na Infância

De acordo com a enfermeira e assessora de Gabinete da SES, Renata Nóbrega, a iniciativa vai contribuir para qualificar ainda mais os serviços de saúde pediátrica na Paraíba.

Por Redação do Reporterpb

17/10/2024 às 19:32

Imagem Projeto Amar encerra primeira turma do curso de Atenção Integral às Doenças Prevalentes na Infância

Projeto Amar encerra primeira turma do curso de Atenção Integral às Doenças Prevalentes na Infância ‧ Foto: Divulgação

Tamanho da Fonte

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Projeto de Aprimoramento do Modelo de Atenção na Rede de Saúde do Estado da Paraíba (Amar), realizou, nesta quinta-feira (17), o encerramento das aulas da primeira turma do curso de Atenção Integral às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI), que tem como objetivo principal promover a redução da mortalidade na infância no estado.

Voltado para médicos e enfermeiros das redes estadual e municipais, o curso da estratégia AIDPI está sendo ministrado nas três Macrorregiões de Saúde, com polos instalados nos municípios de João Pessoa, Campina Grande e Patos. Com um investimento de R$ 2,5 milhões, financiados com recursos oriundos de contrato de empréstimo entre o Governo do Estado e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o curso conta com 2.310 vagas, distribuídas em 66 turmas.

De acordo com a enfermeira e assessora de Gabinete da SES, Renata Nóbrega, a iniciativa vai contribuir para qualificar ainda mais os serviços de saúde pediátrica na Paraíba. “É um curso que vai ajudar a fortalecer a qualidade da assistência à saúde da criança, de forma integrada à assistência materno infantil, com ampliação de serviços na área da obstetrícia”, ressaltou Renata Nóbrega. “O foco principal é atender às necessidades dos trabalhadores em saúde e fazer uma atualização referente aos cuidados das doenças prevalentes na infância”, acrescentou.

A médica pediátrica Ana Carolina Nóbrega foi uma das participantes do curso AIDPI promovido pelo Projeto Amar. Para ela, a capacitação é fundamental para o fortalecimento das estratégias de cuidado na Atenção Primária à Saúde (APS). “Nós reciclamos nosso conhecimento sobre o tema, compartilhamos nossas experiências e discutimos casos clínicos que enriqueceram ainda mais o nosso aprendizado, e vamos sair daqui muito mais direcionados sobre o que podemos fazer na atenção básica para melhorar a qualidade dos nossos serviços”, pontuou.

O curso teve início no último dia 10, na modalidade semipresencial. Os participantes que atingiram o mínimo da carga horária exigida e atenderam aos requisitos estabelecidos no ato da inscrição, terão direito a uma certificação emitida pela Faculdade Estácio de Sá, instituição responsável pela execução do curso.

AIDPI - Desenvolvida originalmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância e a Adolescência (UNICEF), a estratégia AIDPI se alicerça em três pilares básicos: o primeiro é a capacitação de recursos humanos no nível primário de atenção, com a consequente melhoria da qualidade da assistência prestada; o segundo é a reorganização dos serviços de saúde, na perspectiva da AIDPI; e o último é a educação em saúde, na família e na comunidade, de modo que haja uma participação de todos na identificação, condução e resolução dos problemas de saúde dessa família, especialmente dos menores de 5 anos de idade.

No Brasil, a estratégia AIDPI foi adaptada às características epidemiológicas da criança e às normas do Ministério da Saúde relativas à promoção, prevenção e tratamento dos problemas infantis mais frequentes, como aqueles relacionados ao aleitamento materno, promoção de alimentação saudável, crescimento e desenvolvimento, imunização, assim como o controle dos agravos à saúde tais como: desnutrição, doenças diarreicas, infecções respiratórias agudas e malária, entre outros.

Projeto Amar - O Projeto de Aprimoramento do Modelo de Atenção na Rede de Saúde do Estado da Paraíba (Projeto Amar), desenvolvido pelo Governo do Estado, é um investimento que visa o fortalecimento da ação do SUS na Paraíba, com melhorias na oferta de serviços essenciais e com o fortalecimento da rede de serviços baseada na Atenção Primária, por meio do aumento das capacitações clínicas e do treinamento permanente das equipes nos protocolos de linha de cuidado. Além disso, o projeto, que é financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), também busca contribuir para a agenda de inovação por meio do financiamento de novas tecnologias em saúde.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

// [Documentação] https://vlibras.gov.br/doc/widget/installation/webpageintegration.html