Sousa/PB -
Sertão da Paraíba

Baixa umidade no sertão paraibano: especialistas orientam população sobre riscos à saúde

A orientação das autoridades é que a população busque se informar e acompanhe os boletins das defesas civis e corpos de bombeiros

Da Redação Repórter PB

26/10/2024 às 17:53

Ads 970x250
Imagem Cidade de Sousa no Sertão da Paríba

Cidade de Sousa no Sertão da Paríba ‧ Foto: reporterpb

Tamanho da Fonte

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de baixa umidade do ar para 81 municípios paraibanos, válido durante todo o dia de hoje. Com níveis de umidade variando entre 20% e 30%, as condições climáticas são preocupantes para a saúde da população e aumentam o risco de incêndios florestais, exigindo cuidados redobrados dos habitantes das regiões afetadas.

De acordo com especialistas, a baixa umidade compromete o bem-estar respiratório, sendo necessário que as pessoas evitem exposição prolongada ao sol durante as horas mais quentes do dia e que evitem atividades físicas intensas. O consumo constante de água é recomendado, para evitar problemas de desidratação e proteger o sistema respiratório, que sofre mais em ambientes com ar seco.

Além da Paraíba, o alerta se estende a outras regiões do Nordeste e do Vale do São Francisco, atingindo partes dos estados do Ceará, Bahia, Piauí, Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte e Maranhão. Cidades como Cajazeiras, Patos, Sousa, São Bento e Monteiro, na Paraíba, estão entre as localidades diretamente afetadas pelo fenômeno, e as equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros estão mobilizadas para atender possíveis emergências.

A orientação das autoridades é que a população busque se informar e acompanhe os boletins das defesas civis e corpos de bombeiros locais, disponíveis nos telefones 199 e 193, para orientações e apoio em caso de necessidade. A medida é essencial, especialmente em zonas de vegetação seca, onde as condições de ar seco facilitam a propagação de incêndios.

Com a previsão de continuidade dessas condições em outras áreas nordestinas, o alerta acende uma discussão sobre a necessidade de preparo e prevenção para os períodos de estiagem, que se intensificam nesta época do ano e demandam atenção tanto da população quanto dos órgãos ambientais.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

// [Documentação] https://vlibras.gov.br/doc/widget/installation/webpageintegration.html