Sousa/PB -

Extras

MP do Rio denuncia seis pessoas no caso dos transplantes com HIV

Rádio Agência

22/10/2024 às 22:01

Tamanho da Fonte

Baixar

Logo Agência Brasil

Seis pessoas foram denunciadas à Justiça, pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, por envolvimento no caso dos órgãos transplantados com HIV: os dois sócios do Laboratório PCS Saleme, um deles está preso, e outros quatro funcionários, que também já foram presos. Todos foram denunciados por associação criminosa, lesão corporal grave e falsidade ideológica. Uma das funcionárias ainda foi denunciada por falsificação de documento particular.  

O MP também pediu a prisão preventiva de todos eles para assegurar o andamento das investigações. A denúncia ocorre após a Delegacia do Consumidor concluir o inquérito com o indiciamento dos seis pelos crimes de lesão corporal gravíssima por enfermidade incurável, associação criminosa, falsidade ideológica e por induzir consumidor a erro.

Notícias relacionadas:

A Polícia Civil do estado informou que, com o envio do relatório do inquérito ao Ministério Público, segue a investigação sobre o processo de contratação da empresa. O trabalho vai contar com o apoio da Controladoria-Geral do estado e do Departamento-Geral de Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro da Polícia Civil.

O PCS Saleme foi contratado pela Fundação Saúde, empresa pública vinculada à Secretaria Estadual de Saúde, que faz a gestão das unidades da rede estadual. A Fundação chegou a firmar pelo menos três contratos com o laboratório. Nessa segunda-feira, diretores da Fundação renunciaram aos cargos e, nesta terça, o governador Claudio Castro nomeou o médico Marcus Vinicius Dias como novo presidente.  

Em nota, a defesa dos sócios do PCS Lab Saleme considerou arbitrário o pedido de prisão de Matheus Vieira, único que não foi preso. Também diz que ele se apresentou voluntariamente para depor à polícia e segue colaborando com as investigações. A nota destaca ainda que a análise preliminar do HemoRio, o hemocentro do estado, apontou resultado negativo para HIV em todas as 286 (duzentas e oitenta e seis) amostras de sangue de doadores de órgãos que foram retestadas. E isso comprovaria que os dois laudos errados foram episódios pontuais, porém graves, causados por falha humana.

Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.
© Divulgação/MP-RJ
Justiça Ministério Público também pediu prisão preventiva dos acusados Rio de Janeiro Paciente transplantado infectado por HIV é internado no Rio MPRJ recomenda medidas de correção em exames feitos pelo PCS Saleme MP do Rio denuncia seis pessoas do laboratório PCS Saleme 22/10/2024 - 22:01 Bianca Paiva / Liliane Farias Fabiana Sampaio - repórter da Rádio Nacional Transplantes com HIV Rio de Janeiro Ministério Público terça-feira, 22 Outubro, 2024 - 22:01 2:22

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

// [Documentação] https://vlibras.gov.br/doc/widget/installation/webpageintegration.html