02/11/2024 às 11:48
Futuros professores vão poder receber bolsa de mais de R$ 500 durante o curso de graduação.
A proposta é do Ministério da Educação e faz parte do programa Pé-de-Meia para Licenciaturas, que será lançado em novembro.
A ideia é atrair bons alunos para cursos como matemática, física, química e biologia.
A bolsa mensal deve começar a ser paga em 2025, e os estudantes serão selecionados com base na nota do Enem deste ano.
Ainda não foi divulgado o valor exato do benefício. Mas, segundo o ministro Camilo Santana, A quantia será maior que o Pé-de-Meia para o ensino médio.
Um estímulo para que pessoas com bom desempenho em sala de aula escolham ir para a licenciatura, como explica o ministro.
“Quando ele vai escolher o curso que ele vai querer fazer, ele vai poder pensar: se eu for pra licenciatura, já vou começar com uma bolsa. Então, vai ser um estímulo, uma bolsa e mais uma poupança no final do ano, se ele fizer a licenciatura. Então, a gente quer que os bons alunos possam fazer a licenciatura. Está faltando professor de matemática, de física, de química, de biologia, pra gente poder garantir a qualidade nas escolas brasileiras”.
Além disso, o ministro adiantou que o governo pretende criar o Mais Professores, semelhante ao Mais Médicos, um adicional no salário de profissionais que aceitem lecionar em cidades onde não há professores.
Educação Bolsa deve começar em 2025, com base na nota do Enem deste ano Brasília 02/11/2024 - 11:47 Tâmara Freire / Fran de Paula Renato Ribeiro - repórter da Rádio Nacional Pé-de-Meia Licenciaturas Professores licenciaturas Universidades sábado, 2 Novembro, 2024 - 11:47 1:26Continuar lendo ...
Para ler no celular, basta apontar a câmera