Sousa/PB -
Cartão Black

PF e Receita Federal deflagram operação contra desvio de recursos públicos em São Paulo

A Operação Cartão Black combate esquema de desvio de mais de meio milhão de reais dos cofres públicos.

Da Redação Repórter PB

18/10/2024 às 13:40

Imagem Operação Cartão Black deflagrada pela PF

Operação Cartão Black deflagrada pela PF ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

Nesta sexta-feira (18/10), a Polícia Federal, em ação conjunta com a Receita Federal, deflagrou a Operação Cartão Black, com o objetivo de combater esquema de desvio de dinheiro público por meio de fraudes no abastecimento e nos serviços de manutenção de veículos oficiais.

Policiais federais e servidores da Receita Federal cumprem oito mandados de busca e apreensão em endereços residenciais e comerciais nos municípios de Taubaté/SP e Pindamonhangaba/SP. Além disso, estão sendo cumpridas quatro medidas cautelares de suspensão do exercício da função pública.

O inquérito policial foi iniciado a partir de comunicação da Receita Federal, que apurou indicativos de um esquema criminoso envolvendo dois servidores do Órgão, um terceirizado e um funcionário do Serpro.

As investigações se desenvolveram de forma cooperada entre as duas instituições e revelaram que os servidores, o funcionário e o terceirizado atuavam conjuntamente com empregados e proprietários de um posto de combustível. Valendo-se do contrato com a empresa de gestão de frota, a associação criminosa adulterava hodômetros, aumentava a capacidade máxima dos tanques de combustível de veículos, simulava abastecimento em veículos já baixados e confeccionava e utilizava, sem autorização e de forma indevida, cartões de abastecimento oficiais. Estima-se que cerca de R$ 500 mil tenham sido desviados.

A Receita Federal reforça seu compromisso com o uso de rigorosos sistemas de controle interno e a promoção de uma cultura ética em seu quadro funcional.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

// [Documentação] https://vlibras.gov.br/doc/widget/installation/webpageintegration.html