Sousa/PB -
Outubro Rosa

Prevenção ao câncer com abordagens integrativas foi tema de roda de conversa no Fórum Cível de JP

Duas profissionais da saúde foram convidadas para debater, junto às servidoras e magistradas, sobre a importância da prevenção ao câncer.

Da Redação Repórter PB

18/10/2024 às 14:40

Imagem Roda de conversa no Fórum Cível de JP

Roda de conversa no Fórum Cível de JP ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

A programação do Outubro Rosa do Tribunal de Justiça da Paraíba chegou ao Fórum Cível de João Pessoa nesta sexta-feira (18). Uma roda de conversas levou às servidoras e servidores informações sobre a prevenção ao câncer através de abordagens integrativas na saúde da mulher. A ação foi organizada pela Gerência de Qualidade de Vida (Gevid) do TJPB e Associação das Esposas dos Magistrados e Magistradas da Paraíba (Aemp), presidida pela defensora pública Maria da Glória Oliveira, que também participou do evento.

A gerente da Gevid, Valéria Beltrão, explicou que a roda de conversa teve dois momentos. “Teve uma parte de fisioterapia falando sobre essas abordagens integrativas e depois a parte nutricional. Trouxemos um estande para mostrar os suplementos maravilhosos que a gente deve repor no nosso organismo, claro, sempre acompanhado por um profissional especialista da área”.

Duas profissionais da saúde foram convidadas para debater, junto às servidoras e magistradas, sobre a importância da prevenção ao câncer. A fisioterapeuta Mayara Dinamine focou nas abordagens integrativas.

“São pontos importantíssimos de como a mulher pode se prevenir de determinados tipos de patologias. E por que é importante a fisioterapia aliada a isso? Porque através dela conseguimos prevenir determinados tipos de patologia como incontinência urinária, incontinência anal, dores sexuais, alterações da menopausa, tudo isso, a fisioterapia pélvica consegue ajudar e muitas pessoas ainda não têm conhecimento que existe essa área e que pode ser ajudada por esse tipo de tratamento”, falou.

A nutricionista Erica Nóbrega abordou o cuidado nutricional com foco na gestação. “Muitas vezes a gente, lá na gestação, ou na própria criação dos filhos, tem uma conduta diferente da alimentação, achando que deixa crescer, deixa ficar adulto para cuidar, mas o cuidado nutricional e a prevenção de câncer começa quando se pensa em gestar”, considerou.

A juíza Érica Tatiana Soares participou da roda de conversas e evidenciou a importância de ações voltadas para o cuidado da saúde da mulher. “Eu ressalto a iniciativa da Aemp com o apoio do Tribunal de Justiça da Paraíba, para que a gente tenha essa conversa aqui abordando diversos aspectos que vão ajudar na prevenção do câncer de mama. Estamos no mês de outubro e existe essa série de ações do Outubro Rosa e isso é de grande relevância na prevenção e no tratamento do câncer”, destacou.

As participantes também tiveram acesso a aferição de pressão e teste de glicemia no local.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

// [Documentação] https://vlibras.gov.br/doc/widget/installation/webpageintegration.html