Sousa/PB -
Projeto

Governo da Paraíba realiza a I Feira de Ciências nos Municípios

O projeto faz parte de uma série de ações desenvolvidas com o objetivo de divulgar e popularizar a ciência.

Da Redação Repórter PB

03/10/2024 às 09:55

Imagem I Feira de Ciências nos Municípios

I Feira de Ciências nos Municípios ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Paraíba (Secties), realiza a I Feira de Ciências dos Municípios da Paraíba (Fecim-PB), do dia 18 a 22 de novembro, em 15 cidades do estado. O projeto faz parte de uma série de ações desenvolvidas com o objetivo de divulgar e popularizar a ciência.
 
A Feira é destinada aos alunos do ensino médio da rede pública estadual e ocorre nos municípios de Baía da Traição, Camalaú, Coremas, Dona Inês, Gurinhém, Ingá, Livramento, Manaíra, Marcação, Mataraca, Nova Palmeira, São João do Tigre, Santa Luzia, Serra Redonda e Tavares.
 
O objetivo é estimular a reflexão crítica, o raciocínio científico, a curiosidade, a inovação e a percepção dos estudantes. Além disso, com o intuito de promover a inclusão e popularizar a ciência, o evento será aberto ao público e à comunidade em geral.
 
Inscrições - As inscrições são gratuitas e podem ser feitas  até o dia 20 de outubro pelo professor orientador, através do formulário eletrônico (Inscrições I FECIM). As etapas do processo seletivo serão enviadas para o e-mail do responsável pela inscrição.
 
Sobre a Fecim
 
A Feira de Ciências nos Municípios é realizada com recursos oriundos da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior do Estado da Paraíba (Secties), através da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), através do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
 
A Secties vai participar diretamente do evento através de um circuito de visitação da feira em cada município para acompanhar o projeto.
 
As escolas são responsáveis por desenvolver um espaço de apresentação com uma média de 20 projetos por cidade. Os estudantes deverão desenvolver seus trabalhos utilizando a reflexão crítica, a curiosidade científica, o raciocínio científico e a inovação.
 
Além disso, os projetos poderão abordar transversalmente temas fundamentais para a humanidade como: igualdade racial, educação, direitos humanos, meio ambiente, saberes dos povos e comunidades tradicionais, saúde, sustentabilidade e cidadania, entre outros, conforme os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS).
 
Premiação - A feira acontecerá em duas etapas. A primeira ocorrerá em nível municipal, em que os três primeiros projetos de cada município serão premiados e passarão para a etapa estadual. Na segunda etapa, cinco projetos serão premiados, divididos nas seguintes categorias: 1° lugar do 1º ano do ensino médio; 1° lugar do 2º  ano do ensino médio; 1° lugar do 3º ano do ensino médio; 2° lugar geral (independente do ano letivo); 3° lugar geral (independente do ano letivo).
 
Além de receber certificado e uma medalha, os estudantes terão bolsa de Iniciação Científica Júnior (ICJ) por quatro meses para desenvolver seus projetos, com acompanhamento de um graduando que também receberá bolsa para participar.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

// [Documentação] https://vlibras.gov.br/doc/widget/installation/webpageintegration.html