Sousa/PB -
Salvando Vidas

Central de Transplantes registra doação de multiórgãos e tecidos no Hospital de Trauma JP e gesto transforma a vida de cinco paraibanos

A doação foi autorizada pelos familiares de um homem de 23 anos, vítima de um trauma cranioencefálico, em decorrência de um acidente de moto.

Da Redação Repórter PB

26/07/2024 às 18:45

Imagem Doação de multiórgãos e tecidos no Hospital de Trauma JP

Doação de multiórgãos e tecidos no Hospital de Trauma JP ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

O fígado, os rins e as córneas doados, na noite dessa quinta-feira (25), no Hospital de Trauma de Emergência e Trauma de João Pessoa – unidade integrante da rede de saúde do Governo da Paraíba – vão ajudar a transformar a vida de cinco pacientes paraibanos que aguardavam por algum desses órgãos na lista de espera.

A doação foi autorizada pelos familiares de um homem de 23 anos, vítima de um trauma cranioencefálico, em decorrência de um acidente de moto.

Com o gesto da família do doador, poderão viver melhor um homem de 65 anos, receptor do fígado; e dois homens paraibanos, de 32 e 63 anos, que irão receber os rins. Também poderão ter uma visão com mais qualidade outros dois pacientes, que vão receber as córneas.

A diretora da Central Estadual de Transplantes, Rafaela Dias, lembra que na Paraíba um só doador de órgãos pode salvar a vida de até seis pessoas, e só por meio da permissão familiar é possível acontecer o transplante. “Aqui no estado, realizamos transplantes de coração, fígado, rins e córneas. Então, um só doador é capaz de transformar a vida de seis pacientes, e devolver a eles e a seus familiares uma vida com mais esperança. Não são apenas números, são vidas transformadas. Além disso, toda a mudança que um paciente com falência de órgãos espera só é possível se a família do doador autorizar a doação, esse é sem dúvidas um gesto de amor ao próximo”, completa.

Este ano a Paraíba já realizou 181 transplantes e ainda aguardam por uma doação 588 pessoas.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.