Sousa/PB -
Emergência

Plantão de fim de semana no Hospital de Cajazeiras destaca atendimento a vítimas de acidente de trânsito em Boqueirão de Piranhas

Francisco Ferreira de Carvalho, conhecido como "Chico Compressor", de 46 anos, deu entrada consciente e orientado, com sinais de ingestão alcoólica.

Da Redação Repórter PB

07/10/2024 às 16:00

Imagem Hospital Regional Deputado José de Sousa Maciel, em Cajazeiras

Hospital Regional Deputado José de Sousa Maciel, em Cajazeiras ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

O plantão da Emergência e Urgência do Hospital Regional Deputado José de Sousa Maciel, em Cajazeiras, neste fim de semana, foi marcado pela assistência às vítimas de um acidente de trânsito ocorrido no Distrito de Boqueirão de Piranhas, na noite do domingo (6).

Quatro vítimas foram socorridas para a unidade: dois adultos, uma criança e um adolescente, Arthur Serafim Alves Neto, de 13 anos. Ele chegou ao HRC trazido por terceiros em choque hipovolêmico (situação de emergência decorrente da perda de grande quantidade de líquidos e sangue), com possível fratura de pelve, que foi imobilizada com lençol. Arthur apresentou rebaixamento do nível de consciência, foi entubado e, posteriormente, evoluiu para uma parada cardiorrespiratória. Infelizmente, não respondeu às manobras de reanimação e veio a óbito. Seu corpo foi encaminhado ao IML.

Thaynara Lira Hermínio, de 6 anos, deu entrada em franco choque hipovolêmico, com vias aéreas pérvias, sendo levada ao bloco cirúrgico, onde foi constatada laceração hepática (ruptura parcial ou total do fígado, que pode causar um sangramento significativo). Medidas para contenção de danos foram realizadas, ela foi entubada e hemotransfundida. Atualmente, encontra-se em um leito de UTI, ainda em uso de drogas vasoativas, evoluindo com melhora. Apesar da estabilidade, seu estado permanece grave.

Francisco Ferreira de Carvalho, conhecido como "Chico Compressor", de 46 anos, deu entrada consciente e orientado, com sinais de ingestão alcoólica. Foi avaliado pela ortopedia sob suspeita de fratura no antebraço e punho esquerdos. Após exame de raio-X, as fraturas foram descartadas. Ele foi colocado em observação.

Stefany Helena de Cabral foi avaliada pela ortopedia, que identificou uma fratura no quadril. Ela foi colocada em observação e saiu para realizar ressonância. Atualmente, encontra-se em um leito da urgência.

A diretora-geral Jacilene Eduardo de Sousa destacou o profissionalismo da equipe e o compromisso com a qualidade do atendimento. “Este fim de semana foi desafiador para nossa equipe, especialmente devido ao acidente grave em Boqueirão de Piranhas, mas, graças ao comprometimento e à agilidade dos nossos profissionais, conseguimos oferecer o melhor atendimento possível a todas as vítimas e pacientes que nos procuraram. Infelizmente, mesmo com todos os esforços, tivemos uma perda irreparável, o que nos entristece profundamente. Continuamos trabalhando com dedicação, reforçando o nosso compromisso em prestar assistência humanizada e de qualidade a toda a população,” pontuou.

Atendimentos - Além das vítimas do acidente, o hospital atendeu 171 pessoas na urgência e emergência por causas diversas, realizou 36 consultas materno-infantis, 12 consultas de pré-natal de alto risco, 114 exames externos e 32 atendimentos, incluindo teste do pezinho, teste da linguinha e outros tipos de acidentes. Ao todo, o hospital, que integra a rede hospitalar do Governo da Paraíba, realizou 369 atendimentos. O dia mais movimentado foi sexta-feira (4), com 188 atendimentos, seguido pelo sábado (5), com 109, e domingo (6), com 72 atendimentos. No mesmo período, o HRC realizou 29 cirurgias, sendo 13 eletivas, 13 de urgência e 3 de emergência.

Apesar da alta demanda, o Núcleo Interno de Regulação (NIR) e Transferência do HRC informou que apenas sete pacientes precisaram ser transferidos para outras unidades hospitalares. Destes, dois foram encaminhados ao Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB), em Cajazeiras; um para o Hospital Regional de Sousa; dois para o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, em Patos; um para o Hospital Regional de Piancó; e um paciente foi transferido para João Pessoa.

Além dos 254 pacientes de Cajazeiras, o hospital também atendeu moradores de várias cidades, incluindo Bernardino Batista (8), Bom Jesus (9), Bonito de Santa Fé (6), Cachoeira dos Índios (9), Carrapateira (1), João Pessoa (1), Joca Claudino (1), Lagoa (1), Monte Horebe (3), Nazarezinho (1), Poço Dantas (2), Poço de José de Moura (3), Santa Helena (12), Santa Inês (1), Santana de Mangueira (1), São João do Rio do Peixe (21), São José de Piranhas (26), Sousa (1), Triunfo (2), Uiraúna (4) e Santa Inês, no estado da Bahia (1).

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

// [Documentação] https://vlibras.gov.br/doc/widget/installation/webpageintegration.html