Sousa/PB -
Homenagem

Guardião do Vale dos Dinossauros: Cientistas Batizam Nova Espécie em Tributo a Robson Araújo

Por Redação do Reporterpb

19/08/2024 às 18:26

Imagem Robson Araújo Marques, conhecido como o

Robson Araújo Marques, conhecido como o "Velho do Rio" ‧ Foto: Assessoria

Tamanho da Fonte

Robson Araújo Marques, conhecido por sua incansável dedicação à preservação do Vale dos Dinossauros em Sousa, na Paraíba, será eternizado de uma maneira singular. Em reconhecimento ao seu trabalho como o "Velho do Rio" e principal guardião desse importante sítio paleontológico, um grupo de cientistas brasileiros decidiu nomear uma nova espécie de dinossauro recém-descoberta na região em sua homenagem.

O dinossauro, agora denominado Sousatitanosauripus robsoni, é descrito pelos paleontólogos como um gigantesco quadrúpede, com pescoço longo e cauda extensa, que pode ter alcançado até 15 metros de comprimento. A pegada dessa espécie foi encontrada no próprio Vale dos Dinossauros, onde está preservada junto a outras icônicas marcas deixadas por essas criaturas pré-históricas. Este sítio é considerado um dos mais importantes do Brasil, atraindo cientistas e entusiastas de todo o mundo interessados em estudar e admirar essas evidências do passado.

A escolha do nome Sousatitanosauripus robsoni não apenas celebra a importância científica da descoberta, mas também presta um tributo a Robson Araújo, cuja paixão pelo Vale dos Dinossauros contribuiu significativamente para a sua preservação e valorização. Sua memória agora está indissociavelmente ligada à história da paleontologia no Brasil, inspirando futuras gerações a continuarem seu trabalho de preservação e estudo.

Fonte: Repórter PB