Sousa/PB -
eleições 2024

ENTREVISTA: Dr. Normando confirma que Coligações partidárias farão manifestações no dia 29 em Sousa, e explica acordo

Dr. Normando destacou que os pontos de concentração das manifestações e os locais dos comícios foram definidos de forma consensua

Da Redação Repórter PB

25/09/2024 às 13:36

Imagem Juiz Eleitoral da 35a ZE, Dr. Normando Fernandes

Juiz Eleitoral da 35a ZE, Dr. Normando Fernandes ‧ Foto: reporterpb

Tamanho da Fonte

Em entrevista exclusiva ao Portal REPORTERPB na manhã desta terça-feira (25), o Juiz da 35ª Zona Eleitoral (ZE), Dr. José Normando Fernandes, esclareceu os detalhes sobre a reunião realizada no dia anterior com as coligações partidárias de Sousa para discutir a realização de manifestações populares no dia 29 de setembro de 2024, evento que marca a reta final das campanhas eleitorais no município.

Dr. Normando Fernandes explicou que a reunião foi mediada por ele, mas que o acordo foi fruto de uma conciliação entre as partes, garantindo que os dois eventos políticos agendados para a mesma data ocorrerão sem problemas, com o apoio das forças de segurança locais. O comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar, Major Feitosa, assegurou a normalidade das manifestações, reforçando a presença policial para garantir a ordem pública.

"O comandante da PM estava presente, disse que havia condições de fazer a segurança dos dois eventos em um único momento, e eu apenas homologuei", afirmou o juiz, referindo-se à concordância entre as coligações do candidato Dr. Gilberto e do candidato Helder Carvalho.

O juiz revelou ainda que, apesar de poder ter tomado uma decisão mais rígida, preferiu mediar o diálogo entre as coligações. “Eu presidi essa reunião, mas deixei que as partes entrassem em um acordo. E, assim aconteceu. Houve uma conciliação sugerida pelo partido que tem a candidatura de Dr. Gilberto para que acontecessem esses dois eventos. A outra coligação encabeçada por Helder Carvalho concordou”, detalhou.

Dr. Normando destacou que os pontos de concentração das manifestações e os locais dos comícios foram definidos de forma consensual, sem maiores divergências. Esses acordos foram registrados em ata e assinados pelos representantes partidários, o juiz eleitoral e as forças de segurança pública, que estarão presentes durante os eventos para evitar qualquer tipo de confronto.

Houve comentários na imprensa local sobre o temor de conflitos entre os eleitores das duas coligações, especialmente com a proximidade das datas dos eventos, e até a possibilidade de suspensão do chamado "FofaChão". Um dos debates foi sobre o pedido de realização dos eventos, com a coligação de Dr. Helder Carvalho protocolando a solicitação primeiro, seguida pela coligação de Dr. Gilberto apenas dois minutos depois.

Sobre esse ponto, o juiz esclareceu: “No aplicativo ‘Agenda Rua’, ferramenta do TRE para agendar qualquer evento, os dois partidos fizeram o agendamento: um às 6h da manhã, logo no primeiro minuto que a ferramenta entrou em atividade, e a outra coligação dois minutos depois. Como havia determinado, a coligação que requereu primeiro estava com o direito de realizar esse evento. Mas, a coligação adversária veio, argumentou, aconteceu essa reunião, e saiu esse resultado”.

Dr. Normando Fernandes fez um apelo para que os eventos ocorram de maneira pacífica, respeitando os princípios democráticos e sem confrontos entre eleitores. Ele também reforçou a importância de usar a internet de forma responsável, ressaltando que a Justiça Eleitoral está atenta a qualquer violação.

Lamentou ainda que em Sousa já foram identificados perfis falsos utilizados para difamar candidatos, e que os responsáveis por essas ações serão responsabilizados. "Dois perfis fakes já foram identificados pela Justiça, e os suspeitos serão responsabilizados de acordo com a Justiça Eleitoral", afirmou.

LEIA MAIS - RETA FINAL: Justiça Eleitoral organiza agenda de eventos das coligações em Sousa para evitar conflitos

 

O juiz encerrou sua fala reiterando que espera um ambiente de respeito mútuo e segurança durante os eventos das coligações, e que a Força Pública está preparada para garantir a tranquilidade no dia 29 de setembro.

 

 

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.