Sousa/PB -
Assistência Oncológica

Hospital Regional de Sousa oferece exames de mamografia por demanda espontânea

Desde que o serviço passou a funcionar, com a inauguração do mamógrafo no dia 13 de setembro, a unidade já realizou 62 exames de mamografia de rotina, beneficiando a população local e de municípios vizinhos.

Por Redação do Reporterpb

30/09/2024 às 21:14

Imagem Hospital Regional de Sousa

Hospital Regional de Sousa ‧ Foto: Divulgação

Tamanho da Fonte

O Hospital Regional de Sousa (HRS), unidade que integra rede de saúde do Governo da Paraíba, amplia a assistência oncológica e a prevenção contra o câncer de mama, e oferece exames de mamografia a pacientes que procuram o serviço por demanda espontânea (sem a necessidade de encaminhamento) ou que são encaminhados pelo Sistema Nacional de Regulação (Sisreg). Desde que o serviço passou a funcionar, com a inauguração do mamógrafo no dia 13 de setembro, a unidade já realizou 62 exames de mamografia de rotina, beneficiando a população local e de municípios vizinhos.

O serviço tem como principal público-alvo mulheres com idade a partir de 40 anos, com ou sem sinais e sintomas do câncer de mama. Para ter acesso à mamografia, basta procurar a unidade portando a documentação pessoal (carteira de identidade, CPF, comprovante de residência) e cartão SUS, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

De acordo com a diretora-geral do HRS, Palomma Abrantes, a mamografia é fundamental para auxiliar no diagnóstico precoce de câncer de mama e aumentar significativamente as chances de estadiamento e cura da doença. “Este é o único exame cuja aplicação em programas de rastreamento apresenta grande eficácia comprovada para a redução da mortalidade do câncer de mama”, pontuou. Ainda segundo Palomma Abrantes, os exames de mamografia contemplam pacientes dos municípios que fazem parte da 10ª e 13ª Região de Saúde da Paraíba.

Estatística - Neste ano, foram registrados 226 óbitos decorrentes de câncer de mama no período de janeiro a setembro em toda a Paraíba. Em 2023, o estado registrou, durante os 12 meses do ano, 323 óbitos. Conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), há uma estimativa de 1.180 novos casos de câncer de mama para o triênio 2023-2025.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.