06/11/2024 às 19:51
A 10ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20, chamada P20, começou nesta quarta-feira (6) no Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília. O tema desta edição é "Parlamentos por um mundo justo e um planeta sustentável".
O evento reúne representantes dos parlamentos das 19 maiores economias do mundo, mais a União Europeia e a União Africana, além de organismos internacionais.
Durante três dias, serão discutidas propostas para combater as desigualdades de gênero e raça, a fome e a pobreza, e a crise ambiental.
O presidente da Câmara dos Deputados, Artur Lira, defendeu o avanço das pautas femininas na abertura no evento.
Na cerimônia, foi entregue ao presidente Artur Lira a Carta de Alagoas, com 17 recomendações para construir futuro mais igualitário entre homens e mulheres. O documento foi elaborado por deputadas e senadoras de 26 países durante a 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20, em julho, em Maceió.
A líder da bancada feminina no Senado, senadora Leila Barros, destacou a importância de ampliar a representação das mulheres nos parlamentos. Segundo dados da ONU, o Brasil ocupa a penúltima posição entre os países do G20, melhor apenas que o Japão.
Ela falou também sobre a importância da autonomia econômica das mulheres.
A presidente da União Interparlamentar do P20, Tulia Ackson, lembrou que o combate à violência contra as mulheres nos parlamentos é outro aspecto inegociável.
A 10ª Cúpula do P20 vai até sexta-feira.
Política Autonomia econômica das mulheres é um dos temas discutidos Brasília 06/11/2024 - 19:51 Roberta Lopes / Fran de Paula Oussama El Ghaouri - repórter da Rádio Nacional P20 parlamentos G20 combate às desigualdades quarta-feira, 6 Novembro, 2024 - 19:51 3:05Continuar lendo ...
Para ler no celular, basta apontar a câmera