07/11/2024 às 18:32
Cerca de 10 mil participantes do Enem 2024, o Exame Nacional do Ensino Médio, têm mais de 60 anos.
O número representa apenas 0,23% do total de 4.325.960 inscrições, mas, para o Ministério da Educação, acompanha a elevação da expectativa e qualidade de vida dos brasileiros.
Os idosos que tentam uma vaga no ensino superior este ano superam os participantes com mais de 60 anos das últimas três edições do Enem.
Entre eles, está a aposentada Maria Elisabete de Arruda, de 79 anos, candidata do curso de Letras, que foi entrevista pelo Inep, instituto responsável pelo exame.
"Estudar não tem idade. Adquirir conhecimento não tem idade. Porque a pessoa aprende até o último dia de vida dela, ela está aprendendo. Pessoas acham que aposentado tem que estar sentado olhando para as paredes. Mas eu não me enquadro nessa situação. Eu gosto muito de ler, estudar, pesquisar. Com a nota do Enem, eu quero fazer meu curso de Letras, porque eu quero escrever um livro, eu preciso do curso de português".
Dos 9.950 idosos inscritos, 558 estão cursando o ensino médio na modalidade EJA, educação para jovens e adultos.
O Painel do Enem, recém disponibilizado pelo Inep, aponta que as mulheres são maioria entre os inscritos, com quase 61%. Por faixa etária, 67% têm até 18 anos: 2,9 milhões de candidatos.
O grupo mais representativo, 1,8 milhão é dos que já terminaram o ensino médio.
Apesar disso, cerca de 20% são estudantes do primeiro e do segundo ano que fazem o exame como treineiros para testar conhecimentos. Na mesma condição estão também 24 mil pessoas que não cursam nem completaram o ensino médio.
No próximo domingo, dia 10, é vez das provas de ciências da natureza e matemática.
No último dia 3, foram aplicadas as provas de linguagens, ciências humanas e redação.
Para ler no celular, basta apontar a câmera