Sousa/PB -
Fair Fishing

PF deflagra Operação em combate a fraudes contra o INSS

Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão no Ceará.

Da Redação Repórter PB

23/10/2024 às 08:30

Ads 970x250
Imagem Fair Fishing

Fair Fishing ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

A Polícia Federal, em atuação conjunta com o Núcleo Regional de Inteligência Previdenciária – NUINP/CE, deflagrou a Operação Fair Fishing, na manhã desta quarta-feira (23/10), dando cumprimento a dois mandados de busca e apreensão expedidos pela 32ª Vara Federal – Seção Judiciária de Fortaleza/CE, no município de Aquiraz/CE, região metropolitana de Fortaleza.

O objetivo é instruir inquérito policial que apura notícia de crime advinda da Federação das Colônias de Pescadores do Estado do Ceará (FEPESCE), que narra a atuação suspeita de dirigente de Colônia de Pescadores, que estaria filiando pessoas que não seriam, de fato, pescadoras, para o recebimento do seguro defeso.

Além disso, a pessoa investigada estaria efetuando descontos indevidos sobre tais benefícios, a título de contrapartida por sua ação indevida. Foi constatado um crescimento significativo na filiação de pescadores, num curto período, saltando de 299 filiados à Colônia, em 2018, para 545 em 2021. Por outro lado, ocorreu um aumento substancial no número de requerimentos de benefícios do seguro.

As investigações apontam para indícios consistentes de que as pessoas supostamente relatadas como pescadoras se enquadram em, pelo menos, uma das seguintes situações: a) não exerceram a atividade pesqueira artesanal; b) não tem a pesca como única atividade econômica; c) a atividade pesqueira artesanal, quando exercida, é irrelevante para o desenvolvimento socioeconômico do núcleo familiar, o que descaracteriza o segurado especial em regime de economia familiar.

As condutas da investigada podem configurar o cometimento, em tese, dos crimes de estelionato previdenciário, e falsificação de documentos, entre outros. As investigações continuam, com análise do material apreendido, visando a identificação dos demais envolvidos nas práticas delituosas.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

// [Documentação] https://vlibras.gov.br/doc/widget/installation/webpageintegration.html