28/10/2024 às 19:39
O Hospital e Maternidade Estevam Marinho, de Coremas, unidade pertencente à rede estadual de saúde, registrou o atendimento a 220 pessoas no plantão deste final de semana, entre a sexta-feira (25) e a meia-noite do domingo (27). Neste período, os casos de dores, crise nervosa e crise de amigdalite lideraram a procura pelo serviço na urgência e ambulatório médico.
\O plantão de maior demanda foi o de sábado (26), quando 76 pessoas foram atendidas. Na sexta-feira (25), 75 pessoas procuraram o serviço do hospital e no domingo (27), outras 69 pessoas foram atendidas na urgência e emergência da unidade, totalizando os 220 atendimentos do plantão.
Foram 47 pessoas atendidas com queixas de dores diversas, 29 com crise nervosa, 16 com amigdalite, dez com vômitos, oito com febre, sete com luxação, seis com diarreia, outras seis com sintomas de síndrome gripal, mais seis que se feriram com objeto perfurocortante, cinco que apresentavam sangramento, entre outros motivos com menos demanda de procura pelos serviços.
Neste período, quatro pessoas precisaram ser internadas para cuidados posteriores, por causa de lesão infectada, abdômen agudo obstrutivo, cistina renal e Pneumonia Adquirida da Comunidade (PAC).
A diretora geral do hospital, Josielma Oliveira, chama atenção para o número crescente de pessoas atendidas por crise nervosa. “Todos os plantões a gente tem registros de pessoas atendidas por crise nervosa e observamos que há um aumento crescente de casos a cada plantão, mas, neste final de semana, em específico, registramos uma grande demanda de pessoas com essa sintomatologia o que nos deixa preocupados. Foram 29 casos, entre a sexta-feira e o domingo e isso nos chamou atenção”, disse ela.
Fonte: Secom
Para ler no celular, basta apontar a câmera