06/11/2024 às 16:20
O Conselho Nacional dos Gestores de Proteção e Defesa Civil se reúne, nesta quinta-feira (7) e sexta-feira (8), no Hotel Ba’ara, no Bairro de Cabo Branco, em João Pessoa, a partir das 9h. O evento é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Diretoria de Proteção e Defesa Civil Estadual, da Secretaria de Estado da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos (Seirh).
O encontro, que vai reunir gestores dos 26 estados e do Distrito Federal, objetiva fortalecer e organizar as defesas civis estaduais e municipais, no sentido de alinhar as operações no País, tendo em vista as mudanças climáticas e desastres que vêm ocorrendo no mundo.
Nos dois dias, serão proferidas palestras e discutidos temas por gestores e especialistas. Na quinta-feira pela manhã, será discutido o Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil, pelo diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Armin Braun; a Reestruturação da Defesa Civil Nacional pela secretária adjunta da Casa Civil da Presidência da República, Petula Ponciano; Apresentação do Sistema Estadual de Informações de Riscos Agrohidrometeorológicos e suas Potencialidades, pelo gerente executivo de Monitoramento e Hidrometria da Aesa/PB, Alexandre Magno; Sistemas de Dessalinização do Programa Água Doce pelo coordenador estadual do Programa Água Doce (PAD/PB), Robi Tabolka. Às 14h30 os participantes farão visita à Barreira do Cabo Branco.
A programação será retomada na sexta-feira às 8h30, com palestra sobre Gestão de riscos no transporte rodoviário de produtos perigosos, com apresentação de cases de sinistros de trânsito com potencial de impacto ambiental, pelo diretor de Relações Institucionais do Grupo Ambipar, José Lúcio Silva. Em seguida será discutido o tema: Clima e a Tecnologia, por Felipe Daniel Lopes Domingos, do Grupo Servizi Brasil; e Soluções Geotécnicas para cidades resilientes, por Robson Melo do Grupo Maccaferri do Brasil. Na sequência terá a palestra da apoiadora institucional do Vigidesastres, da Secretaria de Saúde da Paraíba, Bruna Lima da Rocha.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera