Sousa/PB -
Em João Pessoa

Cidadania Ativa: MP capacita lideranças do Alto do Mateus para uso dos canais virtuais

A iniciativa do gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça com os Centros de Apoio Operacional (CAOs), coordenada pela 1ª Subprocuradoria-Geral, tem como objetivo aproximar o MPPB das comunidades.

Da Redação Repórter PB

23/08/2024 às 08:20

Imagem Capacitação com lideranças comunitárias do bairro Alto do Mateus

Capacitação com lideranças comunitárias do bairro Alto do Mateus ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) realizou, na manhã desta quinta-feira (22/08), no auditório da Promotoria de Justiça de João Pessoa, uma capacitação com lideranças comunitárias do bairro Alto do Mateus para orientá-las sobre uso dos canais digitais para registro de denúncia e o acompanhamento dos procedimentos instaurados. Esta é a segunda parte da ‘Ação Cidadania Ativa’ em relação ao Alto do Mateus. A iniciativa do gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça com os Centros de Apoio Operacional (CAOs), coordenada pela 1ª Subprocuradoria-Geral, tem como objetivo aproximar o MPPB das comunidades.

A primeira parte da Ação Cidadania Ativa ocorreu no dia 21 de maio, quando os membros do MPPB estiveram no Centro Esportivo Chievo Brasil (Projeto Beira da Linha) para ouvir demandas da população do Alto do Mateus.

O evento desta quinta foi aberto pela 1ª subprocuradora-geral, Vasti Cléa Lopes, que coordena o projeto. Ela explicou o objetivo da reunião com as lideranças comunitárias. “A segunda parte do nosso projeto é justamente capacitar vocês pra que conheçam os nossos sistemas e reproduzam esse aprendizado lá na comunidade, de forma que todas as pessoas possam fazer as demandas pelos meios digitais, que são mais práticos, mais rápidos, mais econômicos. O cidadão precisa conhecer bem para utilizar esses canais. Isso, claro, sem retirar a possibilidade de vocês virem aqui para conversar com qualquer membro do Ministério Público. É sempre uma alegria imensa receber o cidadão, a cidadã, ouvir a sua demanda e ser um condutor da solução”.

O ouvidor do MPPB, procurador José Guilherme Lemos, falou sobre a importância do contato com a sociedade, que é o objetivo principal da ‘Ação Cidadania Ativa’. “Essa aproximação com a sociedade é uma ideia que eu sempre defendi. Nós trabalhamos para o povo, e essa integração com o povo é essencial”, disse.

A promotora Fabiana Lobo falou sobre a finalidade de tornar as lideranças multiplicadoras dos canais virtuais do MPPB. “O objetivo é que vocês aprendam e possam usar os canais de casa mesmo, do celular. São mecanismos e instrumentos que facilitam. Agora, se quiserem vir pessoalmente, vocês já sabem onde é, as nossas instalações”.

A ouvidora da Mulher, promotora Dulcerita Alves, e servidores da instituição apresentaram os canais digitais do MPPB por meio dos quais o cidadão pode apresentar denúncias, reclamações, pedidos de informações, entre outros. A promotora explicou que o denunciante pode realizar a manifestação de forma anônima e pedir sigilo no procedimento, bem como os trâmites de cada um. Ela também destacou a importância das denúncias estarem bem fundamentadas, com descrição dos fatos, locais onde ocorreram, vítimas, de forma a possibilitar maior celeridade na tramitação.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.