Sousa/PB -
Infraestrutura

Em João Pessoa, prefeitura investe em tecnologia para identificar problemas na rede de drenagem

Desde o final de julho deste ano, a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) adotou avançada tecnologia para auxiliar nos serviços de manutenção da rede de drenagem da Capital.

Da Redação Repórter PB

26/10/2024 às 08:15

Ads 970x250
Imagem Secretaria de Infraestrutura (Seinfra)

Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

A Prefeitura de João Pessoa vem se destacando no quesito tecnologia, trazendo máquinas, equipamentos e estrutura cada vez mais voltados ao uso tecnológico. Desde o final de julho deste ano, a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) adotou avançada tecnologia para auxiliar nos serviços de manutenção da rede de drenagem da Capital.

A Seinfra está trabalhando com seis caminhões hidrojato de alta pressão, que conseguem realizar os serviços de sucção e limpeza, além de robôs para auxiliar na identificação de obstruções nas galerias pluviais, evitando que haja acúmulo de resíduos que causam alagamentos nas vias. Os robôs funcionam como monitores, que conseguem entrar profundamente na rede de drenagem e mostrar, por meio de vídeo, se há algo atrapalhando o fluxo da água e se é necessário realizar algum serviço ou reparo ou até mesmo se há ligações clandestinas.

A quantidade de lixo encontrado nas galerias é exorbitante e o serviço de limpeza é essencial e indispensável para que esse material seja retirado das galerias para não impedir o fluxo da água. Diariamente, são retiradas toneladas de lixo e encontrados diversos tipos de materiais como sacolas, garrafas plásticas, galhos, pneus, madeiras, entre outros. A Seinfra orienta que o descarte correto do lixo evita a obstrução das galerias, principalmente nos dias de chuva, quando o lixo descartado irregularmente vai direto para a rede de drenagem, provocando pontos de alagamentos.

“Os robôs vieram como um importante aliado nesse serviço de manutenção, pois com eles conseguimos identificar se há algum buraco ou fissura e até mesmo ajuda na limpeza da galeria, porque podemos ver se há alguma obstrução”, explicou Acacyo Daniel, chefe do setor de drenagem da Diretoria de Manutenção e Conservação da Seinfra.

Os serviços de manutenção das galerias são realizados diariamente em diversos bairros da cidade. Os pontos são escolhidos de acordo com as solicitações feitas pela população ou em pontos que causam alagamentos frequentes. “Com a ajuda dos robôs estamos conseguindo avançar em diversos pontos de alagamentos na cidade e além disso conseguimos também identificar ligações clandestinas direcionadas às galerias”, disse Acacyo.

Serviço – A população pode solicitar os serviços de manutenção das galerias por meio do aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’. Pelo aplicativo, é possível solicitar e acompanhar o pedido. Além da manutenção de galerias, também pode ser solicitado serviços de tapa-buraco, terraplenagem e iluminação pública.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

// [Documentação] https://vlibras.gov.br/doc/widget/installation/webpageintegration.html