Sousa/PB -
MPPB

Comitê interinstitucional fiscaliza instituição de idosos, em Serra Branca

As principais inadequações encontradas na instituição inspecionada foram acessibilidade parcial, quartos com precária ventilação e estrutura inadequada e insuficiente para a quantidade de pessoas acolhidas,

Por Redação do Reporterpb

25/10/2024 às 19:33

Ads 970x250
Imagem Comitê interinstitucional fiscaliza instituição de idosos, em Serra Branca

Comitê interinstitucional fiscaliza instituição de idosos, em Serra Branca ‧ Foto: Assessoria

Tamanho da Fonte

O Comitê Interinstitucional de Fiscalização de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), coordenado pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), inspecionou, nessa quarta-feira (23/10), o abrigo São Vicente de Paulo, instituição de longa permanência para idosos (Ilpi), localizada no município de Serra Branca, no Cariri Paraibano.

As principais inadequações encontradas na instituição inspecionada foram acessibilidade parcial, quartos com precária ventilação e estrutura inadequada e insuficiente para a quantidade de pessoas acolhidas, além de fragilidades no atendimento às pessoas idosas pela rede local de assistência social e saúde.

Participaram da fiscalização o promotor de Justiça de Serra Branca, Leonardo Cunha Lima de Oliveira, que atua na defesa da cidadania, e integrantes do Comitê; profissionais do Corpo de Bombeiros, Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa); dos conselhos regionais de Serviço Social, de Farmácia, de Enfermagem, de Nutrição, de Fisioterapia e Terapia Ocupacional; da Secretaria de Desenvolvimento Humano do Estado e do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas Idosas, além de servidores do Ministério Público.

Conforme explicou o promotor de Justiça Leonardo Cunha Lima de Oliveira, os órgãos que participaram da inspeção elaborarão relatórios que vão nortear a atuação do MPPB para garantir que os idosos atendidos pelo estabelecimento tenham seus direitos assegurados. “Já existe na Promotoria de Justiça um procedimento instaurado para acompanhar a situação da instituição de acolhimento. Vamos aguardar o envio dos relatórios dos órgãos técnicos para instaurar novo procedimento e tomar as medidas necessárias para que sejam sanadas as irregularidades identificadas”, detalhou.

Fonte: Ascom

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

// [Documentação] https://vlibras.gov.br/doc/widget/installation/webpageintegration.html