Sousa/PB -
A Serviço da População

Maternidade Frei Damião oferece taping para pacientes e garante mais conforto na gestação e pós-operatório

A técnica é realizada por fisioterapeutas e promove mais conforto abdominal durante a gestação, redução de edemas pós-cirúrgicos e pode auxiliar na cicatrização.

Por Redação do Reporterpb

25/10/2024 às 20:35

Ads 970x250
Imagem Maternidade Frei Damião oferece taping para pacientes e garante mais conforto na gestação e pós-operatório

Maternidade Frei Damião oferece taping para pacientes e garante mais conforto na gestação e pós-operatório ‧ Foto: Divulgação

Tamanho da Fonte

A Maternidade Frei Damião, que integra a rede hospitalar do Estado, em João Pessoa, iniciou a oferta de taping para pacientes. Trata-se de uma técnica que utiliza fitas elásticas para oferecer suporte e alívio durante a gravidez, após o parto e no pós-cirúrgico imediato. A técnica é realizada por fisioterapeutas e promove mais conforto abdominal durante a gestação, redução de edemas pós-cirúrgicos e pode auxiliar na cicatrização.

De acordo com a coordenadora da Fisioterapia da Maternidade Frei Damião, Juliana Brito, o taping é uma técnica que tem sido bastante utilizada entre gestantes e pacientes cirúrgicos. “O uso de fitas elásticas tem sido recomendado por médicos com finalidades terapêuticas que visam promover o bem-estar da gestante na reta final da gestação e no período puerperal e pós-operatório. É um avanço fazer a aplicação do taping pelo SUS, usando técnicas modernas para dar mais alívio e conforto de forma totalmente dedicada ao bem estar dos pacientes”, explica.

Juliana destaca que para as gestantes o taping promove alívio do peso da barriga. “Esse alívio reduz as dores lombares e pélvicas, dando mais qualidade de vida à gestante e permitindo que ela continue realizando atividades diárias que haviam se tornado difíceis, como tomar banho, deitar, levantar e caminhar. Já para os pacientes de pós-operatório, a  técnica ajuda a diminuir o inchaço. Esse alívio do edema implica diretamente na cicatrização da cirurgia, diminuindo o tempo de recuperação e dando mais conforto nesse período”, concluiu.

Daniele Melo, de 36 anos, é uma das pacientes que faz uso do taping. Ela está na Maternidade Frei Damião acompanhando a evolução de uma gestação de risco e conta como a técnica tem ajudado na sua rotina.  “Já estou no final da gestação, sentindo aquele peso da barriga, aquele desconforto e, depois que coloquei o taping, senti um alívio, fiquei mais confortável. Até pra andar, fazer as coisas simples deu uma aliviada, então foi maravilhoso e tá me ajudando bastante nessa reta final”.
 
Um profissional de Fisioterapia devidamente capacitado é responsável pela aplicação da técnica, o que garante a segurança e eficácia do taping, proporcionando uma sensação de suporte e alívio de dores para as gestantes que estão carregando um peso extra. Para os pacientes que estão em pós-operatório, o procedimento promove a drenagem, diminuindo o edema e acelerando a cicatrização. 

Fonte: Secom

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

// [Documentação] https://vlibras.gov.br/doc/widget/installation/webpageintegration.html