Sousa/PB -
Debate

Defesa da Mulher: ALPB leva ações do programa

O programa, idealizado pelo presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, e pela bancada feminina, tem se destacado como uma iniciativa inovadora no combate à violência contra as mulheres no estado.

Da Redação Repórter PB

13/09/2024 às 09:45

Imagem Ações do programa

Ações do programa ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), por meio da Secretaria das Comissões, realizou mais um debate, nesta quinta-feira (12), sobre a luta contra a violência de gênero com o Programa “Rompa o Ciclo da Violência”. Dessa vez, o evento aconteceu na cidade de Patos no Sertão do estado.

O programa, idealizado pelo presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, e pela bancada feminina, tem se destacado como uma iniciativa inovadora no combate à violência contra as mulheres no estado. Com foco na conscientização e empoderamento, o programa busca fornecer às mulheres as ferramentas necessárias para romper com o ciclo de violência que muitas enfrentam.

Segundo a diretora do Controle da Legislação Estadual, Anna Geórgia Feitosa, a proposta surgiu da compreensão de que apenas legislações não são suficientes para resolver o problema. "Nosso primeiro passo foi compilar todas as leis estaduais que protegem as mulheres, para que elas possam ter acesso a essas informações e entender seus direitos", explicou a diretora. O programa visa incentivar as mulheres a dizerem "não" à violência e reconhecerem quando estão sendo vítimas de abusos, sejam eles físicos, psicológicos, patrimoniais ou sexuais.

Um dos principais focos do programa é a interiorização. Com o objetivo de alcançar mulheres em áreas mais remotas da Paraíba, a equipe do "Rompa o Ciclo da Violência" tem realizado palestras e oficinas em comunidades, abordando temas cruciais sobre violência e seus desdobramentos. "É essencial falarmos sobre a violência moral e psicológica, que muitas vezes não é visível, mas causa danos profundos", afirmou a Secretária Executiva de Políticas para Mulher e Diversidade Humana, Jessica Alexandre.

O programa também promove um espaço seguro para que as mulheres compartilhem suas experiências e encontrem apoio mútuo. “Estamos criando uma rede de solidariedade onde elas podem se sentir acolhidas e incentivadas a buscar ajuda”, disse a Secretária de Educação de Patos, Adriana Carneiro.

Com um compromisso firme em transformar a realidade das mulheres na Paraíba, o "Rompa o Ciclo da Violência" representa uma esperança renovada para muitas que buscam liberdade e dignidade em suas vidas. A expectativa é que, com a continuidade das ações, mais mulheres se sintam encorajadas a romper o silêncio e lutar contra qualquer forma de violência.

O evento contou também com a participação dos servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social e o Coletivo Fibromialgia e Lúpus de Patos.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.