Sousa/PB -
sertão

TRE-PB inicia julgamento de recursos de candidaturas em cidades como Cajazeiras e Marizópolis

Conforme verificado no portal Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais (DivulgaCandContas) do Tribunal Superior Eleitoral

Da Redação Repórter PB

22/09/2024 às 20:29

Imagem Júnior do Peixe, candidato a prefeito de Marizópolis

Júnior do Peixe, candidato a prefeito de Marizópolis ‧ Foto: redes sociais

Tamanho da Fonte

Com as eleições municipais se aproximando, oito candidatos à prefeitura em diferentes cidades da Paraíba ainda aguardam o julgamento definitivo de suas candidaturas pela Justiça Eleitoral. A situação preocupa os envolvidos, já que o pleito está marcado para o dia 6 de outubro, e o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) deve analisar os recursos e mudanças em chapas ainda nesta semana. Os processos pendentes envolvem candidatos de Cacimbas, Cajazeiras, Caldas Brandão, Livramento, Marizópolis, Matinhas, Santana de Mangueira e São José de Piranhas.

Conforme verificado no portal Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais (DivulgaCandContas) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a demora na decisão tem diferentes causas, incluindo substituições de candidatos a prefeito ou vice e a análise de recursos contra o indeferimento das candidaturas em primeira instância. O TRE-PB deverá se debruçar sobre esses casos a partir desta segunda-feira (23), quando as sessões de julgamento serão retomadas.

Em Cacimbas, a candidata Mazinha de Geraldo Paulino (PSB) foi colocada como substituta de Léo. Em Cajazeiras, Doutor Pablo (PSB) substitui Chico Mendes na disputa. No caso de Caldas Brandão, o candidato Isac Severo (União Brasil) teve a candidatura indeferida em primeira instância por não ter prestado contas das eleições de 2020, quando também concorreu ao cargo de prefeito. Seu recurso aguarda julgamento pelo TRE-PB.

Outros casos envolvem Nananda Barboza (PSB), em Livramento, que espera uma análise de recurso. Já em Marizópolis, o candidato Júnior do Peixe (Republicanos) foi colocado no lugar de Zé de Pedrinho. Em Matinhas, a chapa do candidato Cabral do Povo (PSDB) está aguardando a aprovação do novo vice, Quinha de Luiz Maurício (PSDB), já que o candidato original, Elenildo Gomes, teve o registro indeferido.

Em Santana de Mangueira, a candidata Marina Lacerda (MDB) permanece na disputa. E, em São José de Piranhas, o candidato Judivan Lima (Progressistas) aguarda a aprovação do novo vice, Werlandier Pemba (Progressistas), após a substituição de Zé Edinando.

A decisão do TRE-PB sobre essas candidaturas poderá impactar significativamente as campanhas locais, já que os candidatos dependem da aprovação judicial para seguir concorrendo de forma oficial. Com o calendário eleitoral apertado, há uma expectativa crescente para que os julgamentos ocorram o mais breve possível, evitando maiores atrasos nas disputas eleitorais.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.