Sousa/PB -
Paraíba

Seca intensa: baixa umidade ameaça saúde e aumenta risco de incêndios em 109 cidades da Paraíba

Este cenário de seca pode causar desconfortos significativos à saúde, como ressecamento das vias respiratórias, irritação nos olhos e problemas respiratórios

Da Redação Repórter PB

23/10/2024 às 13:02

Ads 970x250
Imagem Temperatura na Paraiba

Temperatura na Paraiba ‧ Foto: redes sociais

Tamanho da Fonte

A Paraíba está em alerta nesta quarta-feira (23) devido a um aviso emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) sobre a baixa umidade do ar em 109 municípios do estado. Com níveis variando entre 20% e 30%, a umidade do ar coloca essas regiões em risco, afetando diretamente a saúde da população e aumentando a possibilidade de incêndios florestais.

Este cenário de seca pode causar desconfortos significativos à saúde, como ressecamento das vias respiratórias, irritação nos olhos e problemas respiratórios. Para minimizar os efeitos da baixa umidade, o Inmet orienta que os moradores das áreas afetadas adotem medidas de precaução, como manter uma boa hidratação, evitar atividades físicas intensas ao ar livre nos horários mais quentes do dia e proteger-se do sol, principalmente entre 12h e 19h, quando o aviso está em vigor.

Além dos cuidados pessoais, é necessário atenção especial ao meio ambiente. O tempo seco, característico desta época do ano, favorece o surgimento de focos de incêndio, especialmente em áreas de vegetação. As autoridades alertam que qualquer sinal de incêndio deve ser imediatamente reportado à Defesa Civil ou ao Corpo de Bombeiros, para que as medidas de contenção sejam adotadas o mais rápido possível.

Ainda que o alerta do Inmet se encerre no início da noite, os especialistas recomendam que a população continue atenta às condições climáticas nos próximos dias, já que a tendência é que a baixa umidade se mantenha em várias regiões do estado.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

// [Documentação] https://vlibras.gov.br/doc/widget/installation/webpageintegration.html