31/10/2024 às 07:40
A Secretaria de Planejamento e Gestão do Ministério Público da Paraíba (Seplap/MPPB) iniciou a série de workshops com o objetivo de capacitar promotores de Justiça para usar o Sistema Hórus. O treinamento foi iniciado nas promotorias de Cajazeiras, na terça-feira (29), e de Sousa, nesta quarta-feira (30/10). A partir dessa capacitação, os membros já poderão usar a ferramenta que informatiza os planos de atuação dos órgãos. O sistema sugere prioridades, fornece dados para subsidiar a tomada de decisão e possibilita a mensuração dos ganhos sociais obtidos com a atuação do MPPB nos municípios.
A secretária de Planejamento e Gestão, Cristiana Ferreira Moreira Cabral de Vasconcellos, explicou a importância dos planos de atuação nas promotorias para nortear o trabalho dos membros, priorizando os assuntos que apresentam gargalos para a atuação e que são prioridades de atuação junto à população. “Com a ferramenta disponibilizada no sistema Hórus, ficou muito mais fácil fazer o plano de atuação, que elenca as principais atividades daquele órgão para o período de um ano, com metas e ações a serem realizadas para dar resolutividade à atuação finalística”, explicou.
O detalhamento do uso da ferramenta foi feito pelo diretor de Planejamento, Vinícius Cesário. Ele, inclusive, demonstrou em tempo real, como um plano pode ser esboçado em pouco tempo, graças à ajuda da ferramenta e às sugestões que dá. “Claro que a máquina não substitui a experiência e a vivência do promotor e da promotora, que pode incrementar ou discordar das prioridades apresentadas, com base em indicadores sociais, por exemplo. O principal objetivo é guiar e oferecer subsídios para que a atuação seja planejada e mensurada”, disse.
Participantes
Na terça-feira, participaram do workshop os promotores de Justiça de Cajazeiras, Alexandre José Irineu (1º cargo), Levi Emanuel Monteiro Sobral (2º cargo), Simone de Souza Oliveira Lima (3º cargo), Sarah Araújo Viana de Lucena (4º cargo) e Pedro Henrique de Freitas Andrade (5º cargo), além dos promotores de São José de Piranhas, Sávio Pinto Damasceno, e de São João do Rio do Peixe, Patrícia Napoleão de Oliveira.
Já na quarta-feira, fizeram o treinamento as promotoras de Justiça, Fernanda Pettersen de Lucena (3º cargo), Flávia Cesarinode Sousa (4º cargo) e Izabella Maria de Barros Santos (5º cargo), além de vários assessores jurídicos dos promotores que atuam no órgão.
Próximos workshops
A Seplag planeja repetir os workshops nas diversas promotorias de Justiça espalhadas no Estado. Estão pré-agendados encontros no dia 4, em Pombal, Catolé do Rocha, São Bento e Coremas. No dia seguinte, será a vez dos membros que atuam em Patos, Santa Luzia e Teixeira conhecerem o sistema. As datas serão confirmadas diretamente aos membros. A Seplag também está agendando os demais encontros, cujas datas serão confirmadas nos próximos dias.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera