Sousa/PB -

Extras

Energia mais cara puxou aumento de 0,44% na inflação em setembro

Rádio Agência

09/10/2024 às 16:42

Tamanho da Fonte

Baixar

Em setembro, a inflação do país acelerou 0,44%. O resultado é maior que o do mês anterior, quando a inflação estava negativa em -0,02%. A alta do IPCA, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, é fruto do aumento dos preços da energia elétrica residencial. O serviço teve alta de aproximadamente 8% em relação ao mês de agosto. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira pelo IBGE.

Segundo o gerente da pesquisa, André Almeida, as bandeiras tarifárias explicam a alta da energia elétrica.

O setor de alimentação e bebidas também registrou alta em setembro, após dois meses seguidos de queda. O aumento do preço da carne bovina e de algumas frutas, como laranja e limão, é consequência do clima seco e da forte estiagem durante o mês.

Nas despesas pessoais, o valor dos cinemas caiu mais de 8% em setembro. Mesmo período em que ocorreu a semana do cinema pelo país, em que foram oferecidos diversos descontos nos ingressos.

No ano, a inflação acumulada é de 3,31%. Nos últimos 12 meses, o acumulado sobe para 4,42%.

Já o INPC, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor, que abrange apenas as famílias com rendimento entre um e cinco salários mínimos, teve alta de 0,48%. O resultado também ficou acima do de agosto.

Postes de rede elétrica próximo ao Colégio Militar de Brasilia, no bairo da Asa Norte Postes de rede elétrica próximo ao Colégio Militar de Brasilia, no bairo da Asa Norte
© Marcello Casal JrAgência Brasil
Economia Alta do IPCA foi divulgada nesta quarta-feira (09) pelo IBGE Brasília 09/10/2024 - 16:41 Paula de Castro/ Izabella Silveira Estagiário Caio Azevedo com supervisão de Paula de Castro IPCA inflação energia elétrica quarta-feira, 9 Outubro, 2024 - 16:41 1:47

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

// [Documentação] https://vlibras.gov.br/doc/widget/installation/webpageintegration.html