Sousa/PB -
MegaEvento

João Azevêdo abre o Paraíba Beach Games e destaca importância do evento no esporte, turismo e na economia paraibana

A solenidade de abertura do Paraíba Beach Games foi marcada pelo início do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, que conta com a participação de 400 profissionais, entre atletas, técnicos e dirigentes.

Da Redação Repórter PB

09/10/2024 às 15:00

Imagem Paraíba Beach Games, em João Pessoa

Paraíba Beach Games, em João Pessoa ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

O governador João Azevêdo abriu, na manhã desta quarta-feira (09), em João Pessoa, o Paraíba Beach Games, megaevento esportivo que, durante os próximos 45 dias, promoverá disputas na areia e no mar nas modalidades de vôlei de praia, futebol de areia, handebol de praia, águas abertas, triatlon e beach tennis — tudo isso numa grande estrutura montada na divisa das praias de Tambaú e Cabo Branco. A solenidade de abertura do Paraíba Beach Games foi marcada pelo início do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, que conta com a participação de 400 profissionais,  entre atletas, técnicos e dirigentes.

Ao todo, serão nove modalidades que estarão sendo disputadas nas areias da Capital paraibana: vôlei de praia, futebol de areia, handeball de praia, futevôlei, beach soccer, beach tennis, frescobol, câmbio e triatlon.

Na abertura, o governador João Azevêdo destacou que o megaevento vai consolidar João Pessoa em modalidades esportivas ao ar livre. "A partir desse projeto, o Paraíba Beach Games, nós estamos consolidando João Pessoa como a cidade que vai sediar, nos próximos anos, durante 45 dias, eventos voltados ao ar livre, para que a gente faça, verdadeiramente, essa conciliação entre o turismo e o esporte", afirmou, em referência aos benefícios trazidos para a economia paraibana.

"Ano passado, realizamos aqui toda a etapa mundial do vôlei, a etapa nacional, o Top-12 e o Sub-21, e foi um grande sucesso. Este ano, por conta dos Jogos da Juventude que vão acontecer em novembro, nós tínhamos um intervalo de tempo entre as disputas de vôlei e as dos Jogos da Juventude. Então, decidimos interligar, criando essa estrutura bem maior que qualquer estrutura que já teve, e colocamos aqui diversas outras modalidades que serão praticadas durante todo esse período, atraindo para esse espaço não só o esporte, mas também o artesanato, a comida típica, shows, dando ainda mais vida a essa verão fantástico que João Pessoa tem a oferecer ao mundo", acrescentou o governador.

O secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Lindolfo Pires, falou da expectativa para o Paraíba Beach Games. "A expectativa está muito alta, o Governo da Paraíba trabalhou com muito afinco, com muito carinho para a realização desse evento, para colocar à disposição dos paraibanos, dos brasileiros e do mundo esse grande evento que, sem dúvida alguma, vai marcar época aqui em João Pessoa. Serão 45 dias de evento; nove modalidades vão competir nesta moderna arena, a maior já colocada à disposição dos torcedores aqui no Estado da Paraíba. É uma prova inequívoca de que o Governo está apostando no esporte como forma de que possa ser incrementado ainda mais o turismo e o desenvolvimento econômico", comentou.

Após ser recepcionado pelos atletas George e André, do vôlei de praia, João Azevêdo conheceu todas as instalações da megaestrutura montada para o evento — refeitório e salas de massoterapia foram algumas delas.

Representantes das modalidades esportivas do Paraíba Beach Games também estiveram presentes, como Carlos Fernandes (Cascatinha), presidente da Federação Paraibana de Voleibol. "É uma grande felicidade e a expectativa é a melhor possível, temos grandes disputas em várias modalidades — começa agora com o voleibol, a etapa nacional, nossos atletas têm alcançado grandes êxitos nessa modalidade. A arena está quase com dobro do tamanaho — João Pessoa é apaixonada pelo voleibol — e o Paraíba Beach Games vai dar visibilidade ainda mais não apenas ao vôlei, mas às demais modalidades", observou.

A abertura do Paraíba Beach Games foi prestigiada, ainda, pelo vice-governador Lucas Ribeiro, que esteve acompanhado da segunda-dama Camila Mariz; pelo secretário-executivo da Sejel, Harlen Vilarim; pelo secretário da Comunicação Institucional (Secom), Nonato Bandeira; pela senadora Daniela Ribeiro; e  pelo deputado estadual João Gonçalves, entre outras autoridades.

Estrutura – A arena onde serão disputadas as competições contará com capacidade para quatro mil pessoas, sendo que a arquibancada comportará 3.200 pessoas. O espaço do total do complexo é de mais de 10 mil metros quadrados, que terá, além da arena principal, espaço gourmet com comidas típicas, mostra de artesanato em parceria com o Empreender-PB, espaço kids, local para eventos musicais e culturais, além de diversos outros atrativos.

Megaevento — O Paraíba Beach Games é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), em parceria com a Associação das Federações do Estado da Paraíba (AFEP).

Um dos pontos fortes do Paraíba Beach Games é a oportunidade que mais de 4 mil jovens de escolas públicas terão com aulas práticas das modalidades. Com transmissão ao vivo pela internet e televisão, a estimativa é que o evento receba 100 mil pessoas no local de competição. “Só nas competições do vôlei de praia, que marcará o início do Paraíba Beach Games, serão cerca de 400 atletas, o que é um quantitativo altamente grande", concluiu Lindolfo Pires.

Calendário

10 a 13/10  - Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia
16 a 20/10 - Circuito Mundial de Vôlei de Praia
21 a 25/10 - Copa Nordeste de Beach Soccer
26 a 27/10 - Desafio Internacional de Beach Soccer, além do Campeonato de Frescobol e Cambio Voleibol
29/10 a 3/11 - Circuito Brasileiro de Handebol de Praia
7 a 10/11 - Paraíba Open de Beach Tennis
16 a 28/11 - Jogos da Juventude

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

// [Documentação] https://vlibras.gov.br/doc/widget/installation/webpageintegration.html