Sousa/PB -
Assembleia Legislativa

ALPB aprova PL de Sílvia Benjamin que agiliza transferência de veículos na Paraíba

A matéria estabelece ainda que o processo de transferência digital automática será aplicável inicialmente aos veículos fabricados

Da Redação Repórter PB

19/11/2024 às 13:41

Ads 970x250
Imagem Deputada Estadual, Silvia Benjamim

Deputada Estadual, Silvia Benjamim ‧ Foto: divulgação

Tamanho da Fonte

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 1957/2024, de autoria da deputada estadual Sílvia Benjamin (Republicanos), que prevê a criação do programa de transferência digital automática de veículos na Paraíba. A matéria foi votada na sessão ordinária desta terça-feira (19) e estabelece que o serviço ocorra 100% via site oficial do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), sendo disponibilizado para pessoas físicas que possuam o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos digital (CRLV-e), emitido pelo órgão, e que possuam login no portal do Governo Federal.

A matéria estabelece ainda que o processo de transferência digital automática será aplicável inicialmente aos veículos fabricados após o ano de 2021 e que possuam placa Mercosul. Para realizar a transferência digital automática, o proprietário do veículo deverá possuir uma conta no portal Gov.Br nos níveis prata ou ouro, conforme estabelecido pelo Detran-PB. O processo de transferência digital automática dispensará a necessidade de comparecimento presencial em cartório, visando simplificar e agilizar o procedimento e a taxa de transferência será estabelecida pelo órgão responsável, podendo ser paga através de meio eletrônico disponibilizado pelo site oficial. A transferência digital automática de veículos será realizada mediante a comprovação da vistoria do veículo, que deverá ser realizada por empresa credenciada junto ao Detran-PB e aprovada no máximo há 60 dias.

A parlamentar comemorou a aprovação do PL. “Agradeço a sensibilidade dos colegas deputados, porque essa matéria irá agilizar consideravelmente o trâmite burocrático que existe hoje para a transferência de veículos, tanto para quem vende, como para quem compra precisa ir várias vezes ao Detran, gerando uma perda de tempo e energia para essas pessoas. Quando elaboramos essa lei, foi justamente pensando em mudar essa realidade”, afirmou.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.