19/11/2024 às 13:37
O presidente da Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado estadual Jutay Menezes (Republicanos), afirmou que os trabalhos de análise e ajustes do orçamento estadual para 2025 estão em sua etapa final.
Na última semana, a comissão realizou uma reunião com o secretário de Finanças do Estado, Gilmar Martins, com o objetivo de esclarecer e debater os aspectos técnicos do arcabouço orçamentário. A proposta será encaminhada ao plenário da ALPB para discussão e aprovação pelos deputados.
Jutay Menezes destacou o andamento das emendas impositivas, cujo prazo de apresentação, inicialmente encerrado ontem (18), foi prorrogado até esta terça-feira (19) devido a questões técnicas. “Hoje é o prazo final para que deputados e deputadas consigam protocolar suas emendas impositivas ao orçamento”, informou o parlamentar.
Para o próximo ano, as emendas impositivas apresentaram um crescimento de 0,80% para 0,90% do orçamento geral do Estado, que está estimado em cerca de R$ 22 bilhões. Com isso, cada parlamentar poderá direcionar aproximadamente R$ 4,680 milhões para ações e projetos específicos.
Jutay também ressaltou a relevância do aumento nas emendas impositivas, que permitem maior participação dos parlamentares na alocação de recursos para áreas prioritárias, fortalecendo a atuação conjunta entre o Legislativo e o Executivo em prol do desenvolvimento do estado.
A votação final do orçamento no plenário da ALPB deverá ocorrer nas próximas semanas, após o encerramento do prazo para a apresentação de emendas e o relatório final da comissão.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera