Sousa/PB -
eleições 2024

Urnas eletrônicas já estão prontas para o pleito deste domingo nos municípios da 63ª Zona Eleitoral, assegura Juiz Bernardo Antônio

Dr. Bernardo também avaliou os 45 dias de campanha eleitoral nos quatro municípios sob sua jurisdição

Da Redação Repórter PB

05/10/2024 às 19:00

Imagem Dr. Bernardo Antônio, Juiz da 63a ZE

Dr. Bernardo Antônio, Juiz da 63a ZE ‧ Foto: reporterpb

Tamanho da Fonte

Neste sábado (05), a 63ª Zona Eleitoral, que abrange os municípios de Aparecida, São Francisco, Santa Cruz e Nazarezinho, finalizou a implantação das urnas eletrônicas em todas as 102 seções eleitorais distribuídas em 27 locais de votação. De acordo com o juiz eleitoral da região, Dr. Bernardo Antônio da Silva Lacerda, as urnas foram devidamente instaladas e preparadas para receber os votos de um total de 28.776 eleitores neste domingo (06).

O magistrado destacou que o procedimento de "zerésima" – verificação de que o sistema eletrônico está sem nenhum voto computado – ocorreu sem problemas durante a manhã, e as urnas foram encaminhadas aos seus respectivos locais de votação, onde agora aguardam o início do pleito. "Tudo transcorreu conforme o programado, sem intercorrências. Estamos preparados para a eleição", afirmou o juiz.

Dr. Bernardo também avaliou os 45 dias de campanha eleitoral nos quatro municípios sob sua jurisdição como um período de tranquilidade, ainda que com alguns incidentes pontuais. "Assim como em qualquer eleição, tivemos algumas intercorrências, mas em número reduzido. Até o momento, posso dizer que é uma eleição marcada pela tranquilidade", destacou.

O magistrado lembrou que, até às 22h deste sábado (05), ainda é permitida a veiculação de propagandas eleitorais. No entanto, no domingo, dia do pleito, qualquer forma de propaganda será proibida, exceto pela manifestação individual e silenciosa dos eleitores. "Costumo dizer que o dia da eleição é o dia do eleitor. Os candidatos, federações e coligações tiveram bastante tempo para apresentar suas propostas e, neste domingo, o eleitor deve ser respeitado em sua escolha", declarou.

Outro ponto abordado por Dr. Bernardo foi a questão do auxílio a eleitores com limitações físicas ou mobilidade reduzida. O juiz explicou que, embora o voto seja sigiloso, o direito de votar deve prevalecer em situações especiais. "Se identificada a necessidade por questões de imobilidade ou incapacidade, o eleitor pode escolher uma pessoa de sua confiança para acompanhá-lo até a urna, e em alguns casos, até mesmo digitar os números dos candidatos escolhidos", esclareceu.

A entrevista completa com Dr. Bernardo Antônio, onde ele detalha as preparações das urnas eletrônicas e a segurança para o pleito municipal, pode ser assistida no Portal REPORTERPB.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

// [Documentação] https://vlibras.gov.br/doc/widget/installation/webpageintegration.html