Sousa/PB -
câmara de joão pessoa

Rádio Câmara: vereador eleito fala sobre Mobilidade Urbana, Centro Histórico e Saúde Pública

Ícaro Chaves (Pode) conversou com a jornalista Edileide Vilaça sobre as bandeiras de mandato durante entrevista nesta terça-feira (19)

Da Redação Repórter PB

19/11/2024 às 13:01

Ads 970x250
Imagem Rádio Câmara de João Pessoa

Rádio Câmara de João Pessoa ‧ Foto: divulgação

Tamanho da Fonte

Na manhã desta quarta-feira (19), a Rádio Câmara de João Pessoa (88.7MHz) recebeu o vereador eleito Ícaro Chaves (Pode), na série de entrevistas com parlamentares eleitos para a próxima Legislatura (2025-2028). A jornalista Edileide Vilaça conversou com o vereador sobre as bandeiras de mandato e a influência herdada de seu pai, o Coronel Chaves (in memorian).

Natural de João Pessoa, Ícaro Chaves tem formação em arquitetura e explicou como chegou à política. “A política começou bem antes. Meu pai foi meu espelho. Acompanhei, fui gostando e me interessando por política, pela cidade de João Pessoa e por poder influenciar no crescimento da cidade”, afirmou, destacando que já foi coordenador de campanha em 2018.

Coronel Chaves, pai do vereador eleito, teve extensa carreira dentro da Polícia Militar, principalmente como comandante em Sousa, Cajazeiras e em João Pessoa e, dentre outros cargos exercidos, foi chefe da Casa Militar do Governo do Estado da Paraíba. “Ser exemplo dele aqui na terra é muito emocionante e uma responsabilidade muito grande para mim”, afirmou Ícaro Chaves, após escutar depoimento do Capitão Joserlei sobre o homem que foi Coronel Chaves e parabenizando pela vitória na eleição.

Segundo Ícaro Chaves, para resolver o problema da mobilidade urbana na Capital é preciso discutir o transporte público. “Não viemos com coisas inovadoras, mas que já existem em outras cidades, como discutir a forma de pagamento, que hoje funciona por bilhetagem. Os R$ 4,90 pagos pela passagem são convertidos às empresas de ônibus. Em Belo Horizonte, por exemplo, o pagamento acontece por quilometragem, no lugar de receber por usuário. Isso dá incentivo às empresas para oferecerem mais ônibus para a população e andarem mais”, explicou, salientando que dessa forma se evitaria a superlotação nos ônibus.

Sobre o processo de discussão e aprovação Plano Diretor da cidade, o vereador eleito afirmou que faltou transparência e debate com a cidade. “O principal ponto em um Plano Diretor de uma cidade é discutir com quem mora nela. Não deu tempo. Vamos estudar essas pautas e, se for possível, rediscuti-las”, afirmou.

De acordo com Ícaro Chaves, o ponto principal para trazer vida ao Centro Histórico de João Pessoa é promover habitação na região. “O Centro é um bairro durante o dia e outro totalmente diferente e abandonado à noite. Temos que trazer moradia, incentivar as pessoas a virem morar no Centro. Só vai ter uma farmácia 24h, por exemplo, se tiver morador”, declarou, aplaudindo a requalificação do prédio das Nações Unidas para a habitação, realizada pela Prefeitura da Capital. O vereador eleito ainda parabenizou o presidente Dinho (PSD) e os vereadores pela decisão da permanência da sede do Legislativo Municipal no Centro Histórico.

Sobre Saúde Pública, o vereador eleito citou que João Pessoa ocupa a quarta pior atenção básica da Paraíba. “É inconcebível que a gente aceite que as pessoas acordarem às 5h da manhã para tentar pegar uma ficha no posto de saúde, e ainda rezar para o médico chegar e ser atendido”, criticou, afirmando que a deficiência na Atenção Básica superlota as Unidades de Pronto Atendimento (UPA).

Ícaro Chaves afirmou ainda que é preciso incentivar o turismo religioso e histórico da Capital; que é necessário discutir a possibilidade de mudança de local da Feira de Oitizeiro com os feirantes, comerciantes locais, população e demais pessoas que utilizam o ambiente; e que é dever do poder público dialogar com a população e ser transparente sobre as ações e gastos.

“Acabou a eleição, a população escolheu o prefeito e os vereadores. Temos que acabar com o palanque político e discutir melhorias para a cidade e para os cidadãos. Farei um mandato propositivo, falando de propostas”, afirmou Ícaro Chaves, ressaltando que vai compor a bancada de oposição na Casa, sempre na defesa de uma cidade melhor.

Fonte: Clarisse Oliveira

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.