25/11/2024 às 08:00
A Policlínica Municipal de Sousa, no município de Sousa, no sertão da Paraíba, promoveu neste sábado, 18/11 de novembro, o Dia D do Novembro Azul, realizando mais de 100 atendimentos. A ação teve como principal objetivo a prevenção ao câncer de próstata, com a oferta de exames de toque retal, procedimento fundamental para o diagnóstico precoce da doença.
O médico urologista Dr. Edglê Pedro foi o responsável pelos atendimentos, conduzindo os exames com profissionalismo e cuidado.
Durante a ação, o Dr. Edglê ressaltou a importância dessa iniciativa da Secretaria de Saúde de Sousa, destacando que o diagnóstico precoce é essencial para o sucesso no tratamento do câncer de próstata, especialmente para homens a partir dos 45 anos, que apresentam fatores de risco. Ele explicou que, caso o exame de toque retal identifique alguma anormalidade, o paciente será encaminhado para a realização de exames complementares e outros procedimentos necessários.
O secretário de Saúde, Sauly Gomes, também enfatizou a importância das ações preventivas, afirmando que, mesmo sem sintomas, os homens devem procurar um urologista para discutir sobre o exame de toque retal, que pode identificar alterações na glândula prostática. "Esse exame pode salvar vidas e é fundamental para detectar precocemente o câncer de próstata, aumentando as chances de tratamento e cura", afirmou Sauly Gomes.
A coordenadora da Policlínica, Socorro Marques, reforçou a importância da ação e orientou que os homens busquem o apoio dos agentes comunitários nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) antes de se dirigirem à Policlínica. Segundo ela, esta foi a 4ª edição do Dia D na Policlínica Municipal de Sousa, demonstrando o compromisso contínuo da cidade com a saúde preventiva e com a conscientização sobre o câncer de próstata.
Além dos atendimentos médicos, os participantes também puderam aproveitar um delicioso café da manhã, criando um ambiente acolhedor e de cuidado para os homens que buscaram os serviços de saúde.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera